Há mais de 30 anos o carnaval de Barbalha acontece com os tradicionais blocos de ruas e desfiles das escolas de samba fazendo a festa dos foliões. As agremiações que integram a Liga Independente das Escolas de Samba de Barbalha (LIESBA), se preparam vários meses com ensaios, confecção das fantasias e armações das alegorias para brilharem na avenida.

De acordo com o secretário executivo da LIESBA, Natanael Marcolino, as escolas passaram dez anos sem desfilar e retornaram em 2014. O intuito é que a partir de agora todo ano seja formado um júri para escolher a escola que fez o melhor desfile em cada edição. “Queremos fazer um resgate da cultura carnavalesca e dar o título a escola campeã”, diz.

Cada agremiação é composta em média por 200 integrantes. Esse ano, serão 27 jurados julgando 09 quesitos, sendo 03 jurados para cada um deles: harmonia, fantasia, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, samba-enredo, bateria, enredo e evolução.

As escolas entram na avenida seguindo o regulamento de 2018, aprovado em reunião extraordinária na sede da liga, em um espaço de tempo de 1h e 10 min, na apoteose do samba em Barbalha. Existem seis escolas de samba na cidade, mas hoje em atividade são quatro, que irão desfilar no carnaval de 2018 com os respectivos enredos:

Acadêmicos da Cirolândia – “Simplesmente Celene”, faz uma homenagem à cultura barbalhense e à Celene Queiroz, importante agente cultural da cidade;

Mocidade Independente – “Com a Mocidade viajei, no Egito me encontrei e em mil e uma noites desfilei”, retrata o imaginário do Egito;

Águia de Ouro – “No terreiro da Águia a festa vai começar, o atabaque anuncia o xirê dos orixás”, retrata as práticas religiosas da umbanda;

Unidos do Morro – “Tudo depende de sua fé”, retrata as solteironas da festa de Santo Antonio, além de homenagear a solteirona mais famosa do Brasil, Socorro Luna.

O secretário de cultura do município, Rômulo Araújo, esteve presente em alguns ensaios das escolas e destacou o empenho dos grupos. “Todos os caminhos nesse carnaval levam à Barbalha para os desfiles das escolas, que estão lindas”, ressalta. E ainda, os conhecidos blocos de rua como “Os Goteiras” e “As Donzelas do Jatobá” irão alegrar as ruas da cidade, no ritmo de frevo e das marchinhas carnavalescas.

Programação
10/02 e 11/02 – Desfiles das escolas de samba no parque da cidade, a partir das 20h.

12/02 – Apuração dos votos e resultado da escola vencedora no parque da cidade, às 10h.

13/02 – Desfile das escolas campeãs com 1º e 2º lugar.



Além dos desfiles de blocos e escolas de samba, em Barbalha terá shows gratuitos, nos dias de 9 a 13 de fevereiro. Conforme anúncio do prefeito Argemiro Sampaio, a Banda Forró do GG, DJ Cotó e Pagodão Vice & Versa abrem a programação, na sexta-feira, 9. A concentração será a partir das 19 horas, no Posto Dois Irmãos, em frente ao Parque da Cidade, de onde os foliões acompanharão o Trio Elétrico até o Marco Zero. O Carnaval de Barbalha também contará com shows de Marcelo Namorador, Patrícia Mychelle, Forró Tapera. Outras atrações será Marcelo Namorador, Patrícia Mychelle e Forró Tapera.               (Portal Badalo.com.br)

Post a Comment