Header Ads

UFCA oferta disciplina livre de Filosofia Africana para 2018.2

Universidade Federal do Cariri (UFCA). FOTO: Gazeta do Cariri
O Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IISCA) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), através do curso de Filosofia, realiza, no próximo dia 09 de agosto às 19h, a aula inaugural da disciplina de Filosofia Africana, no campus Juazeiro do Norte da UFCA (sala a confirmar).

O evento contará com a participação da professora Cícera Nunes (URCA), e dos professores Reginaldo Domingos (UFCA) e Francisco José Silva (UFCA), numa mesa redonda com a mediação do professor Emanuel Marcondes (UFCA).

O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana está de acordo com a Lei 10.639/03, que ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Criada recentemente, a disciplina livre objetiva incluir o conceito de africanidades na Filosofia e contribuir com a ampliação do debate filosófico e da diversidade cultural no ensino superior.

Segundo o professor e proponente da disciplina, Francisco José da Silva (UFCA), “a produção de filósofos de origem africana ou afro-diaspórica tem ampliado debate filosófico em oposição ao eurocentrismo, além de trazer novas perspectivas para o debate filosófico contemporâneo”. De caráter coletivo, a disciplina está sendo construída com a colaboração de diversos pesquisadores, religiões de matriz africana e movimento negro.

A disciplina Filosofia Africana será ofertada pelo curso de Filosofia às quintas das 18h às 22h na sala 20 no campus Juazeiro do Norte da UFCA. Estudantes de outros cursos da UFCA também poderão cursar a disciplina optativa, inscrevendo-se no período regular de matrículas, que segue até a próxima quarta-feira (18). Maiores informações através da coordenação de Filosofia, ou pelo site do curso: http://filosofia.ufca.edu.br/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.