Header Ads

Comissão para implantação dos cursos de Gestão em Turismo, Hotelaria e de Eventos é criada pela URCA



O Reitor da Universidade Regional Cariri (URCA), Francisco do O’ de Lima Júnior, designou nesta quarta-feira (02), a Comissão de Elaboração do Projeto de Implantação dos Cursos Superior de Tecnologia e Gestão de Turismo, Superior de Tecnologia em Eventos e Superior de Tecnologia em Hotelaria.

A comissão é composta pelos professores da URCA, José Patrício Pereira Melo, do Curso de Direito; Carlos Kleber N. De Oliveira, do Curso de Engenharia de Produção; João Luis do Nascimento Mota e Maria de Lourdes de Araújo, do Departamento de Economia; Firmiana Santos Fonseca Siebra e Josier Ferreira da Silva, Departamento de Geociências; Sandra Nancy Ramos Freire, História; José Solon Sales, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, do Estado do Ceará; e Juliana Mendes Pedrosa, da Escola Estadual de Educação Profissional – EEE – Professor Moreira de Sousa.

O principal objetivo da comissão é finalizar os projetos dos novos cursos de graduação da URCA, que funcionarão em Barbalha. De acordo com a comissão, os trabalhos avançam consideravelmente.

Com nova designação por Portaria, a comissão é Presidida pelo Conselheiro do Consumi, ex-Reitor da URCA, Professor Patrício Pereira Melo.

O projeto de criação dos cursos já está tramitando no Conselho Universitário e a previsão para aprovação é ainda neste semestre. Com isso, a URCA vem atender a uma das importantes demandas da Região do Cariri, de qualificar profissionais para atuarem no trade turístico, possibilitando a formação em nível superior através do ensino público, gratuito e qualificado.

O Cariri conta com uma importante demanda a ser atendida nas áreas do turismo religioso,  científico, cultura e natureza, com o ecoturismo. O Geopark Araripe, projeto da URCA, indica importante potencial de crescimento desse segmento, com reconhecimento internacional da Unesco. Nos últimos 13 anos de implementação do projeto no Cariri, com divulgação ampla dos potenciais da região na área do geoturismo, houve uma abertura internacional significativa desse segmento,  destacando a necessidade de qualificação dos profissionais e conscientização da sociedade para que haja melhorias nesse segmento, com a plena capacitação para atuarem na área.

Esse projeto inicia um novo momento para o Cariri, no que diz respeito à uma inclusão participativa e mais qualificada no mapa do turismo regional, além de abrir uma porta representativa no desenvolvimento regional.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.