Header Ads

Tabuleiro do Norte é reconhecida como a capital cearense da sinuca

Cidade de Tabuleiro do Norte sedia torneio interestadual
de sinuca. FOTO: André Wirtzbiki
A cidade de Tabuleiro do Norte, no Ceará, foi reconhecida por lei estadual como a capital cearense da Sinuca. A lei nº 17.147, de 20 de dezembro de 2019, está em vigor desde segunda-feira (23), data da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). 

Autor do projeto de lei n°634/19, junto ao também deputado estadual Antônio Granja (PDT), Fernando Hugo (PP) ressalta que a proposição tem como justificativa o fato de o município já ser o "maior centro esportivo da sinuca no Norte e Nordeste do País". 

Além de reconhecer a modalidade como um destaque na cidade, a lei prevê ainda a inclusão do Torneio Interestadual da Sinuca de Tabuleiro do Norte no calendário oficial de turismo esportivo do Estado do Ceará.

O secretário de Esporte de Tabuleiro do Norte, Francisco Raimundo de Lima, comemora o reconhecimento e a relevância da lei para o desenvolvimento esportivo e econômico da cidade. "É um período em que o turismo ganha uma proporção muito grande, porque vêm jogadores e também torcedores de outros estados. Isso para a nossa economia é muito satisfatório e para os nossos comerciantes. Os hotéis e pousadas, não só do município, mas de toda a região do Vale do Jaguaribe, ficam sempre lotados", ressalta. 

O evento já ocorre há 28 anos, tradicionalmente no segundo fim de semana de cada mês de janeiro. E assim foi mantido. O torneio, aponta trecho do projeto, "promove a interação esportiva entre os estados, divulga o calendário da modalidade em âmbito nacional e proporciona desenvolvimento da economia local, a exemplo do turismo regional". 

Premiação 
Para a 29ª edição, que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2020, está prevista a distribuição de R$ 15 mil em prêmios para os 32 primeiros colocados. Os atletas vão disputar suas habilidades em seis grandes mesas de sinuca na Associação Recreativa Tabuleirense - Art Clube. 

Ao todo, são esperados 128 atletas já inscritos na competição, vindos de todo o Ceará e ainda de outros estados como Pernambuco, Bahia, Piauí, São Paulo e Paraíba, contabiliza o organizador do torneio, Celínio Nogueira Barros. Uma oportunidade para colocar a cidade em evidência e impulsionar a economia local, avalia Celínio. "Nesses dias, a nossa economia engrandece. Como os jogadores vêm de outros estados, os hotéis, por exemplo, já estão todos lotados". 

Para quem deseja assistir as partidas da 29ª edição do torneio, a entrada é gratuita. A organização solicita apenas, mediante disponibilidade do visitante, a doação de um quilo de alimento não perecível, que será doado à Igreja de Santo Antônio. Os donativos serão destinados a pessoas carentes.                     (G1 CE)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.