Header Ads

Missa do Padre Cícero reúne milhares de devotos do Patriarca de Juazeiro nesta quinta-feira (20)

FOTO: Thaís Cândido
Por: Jornalista Patrícia Mirelly

O amanhecer desta quinta-feira foi nublado em Juazeiro do Norte, mas não intimidou os romeiros e devotos do Padre Cícero Romão Batista, vindos dos mais variados recantos do Cariri, do Ceará e de fora do Estado. Nas primeiras horas da manhã, como de costume, eles encheram o largo da Capela do Socorro, para a tradicional “Missa do dia 20”. Especialmente nesta data, o “padrinho” que amou a Igreja, no povo que lhe fora confiado, recebe homenagens e orações, para que possa gozar da plena alegria, no Céu, junto de Deus. 

Essa e outras intenções foram depositadas no altar, durante a Missa presidida pelo bispo de Crato, Dom Gilberto Pastana. Na homilia, os devotos e romeiros ouviram dele palavras de encorajamento na fé na ação missionária, inspiradas no Evangelho do dia (Mc 8,27-33). O texto sagrado apresenta “Jesus viajante do Pai” e que coloca uma pergunta complexa diante dos discípulos que o seguiam: “Quem dizem os homens que eu sou?”. 



Trazida para o cotidiano, disse Dom Gilberto, a pergunta deve levar à reflexão: “Quem é Jesus para nós? No que implica o encontro com Ele, o seguimento d’Ele?”. E tomando como exemplo o próprio Padre Cícero, acrescentou: “Ao longo da sua vida, ao longo do seu sacerdócio, procurou fazer isto: estar ao lado do Senhor, sendo fiel aos seus ensinamentos. Mas não os guardava consigo; ensinava aos outros. E dizia: sempre é mais seguro obedecer a Deus, que os homens. E dizia mais: ‘O homem e a mulher só encontram a salvação para a sua alma, por meio de uma vida honesta e verdadeira’. Encontrar Jesus, é encontrar a verdadeira vida, sabendo quem Ele é para nós”, concluiu. 

A Missa do Dia 20 foi concelebrada pelo reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José da Silva, e pelos vigários dessa comunidade paroquial; além de outros padres da Diocese de Crato, de outras dioceses do Nordeste e de fora da região. 

Bem-estar para os romeiros 
Ao fim da Missa, o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, acompanhado do secretário de Turismo e Romaria, José Bezerra Feitosa Júnior, assinou uma ordem de serviço para a construção de banheiros públicos na Praça da Capela do Socorro. Segundo o gestor, a intenção é “criar uma estrutura de boas-vindas para os romeiros”, atendendo ao pedido do bispo, Dom Gilberto, e do reitor da Basílica, Padre Cícero José.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.