23 de maio de 2020

Por Redação Gazeta do Cariri

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Departamento de Economia, obteve a aprovação do Mestrado Acadêmico em Economia Regional e Urbana. O resultado da aprovação foi divulgado pela Diretoria de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo o Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, o parecer de avaliação reconheceu o novo programa como relevante para a região. Ainda apontou aspectos positivos relacionados ao crescimento e desenvolvimento do Cariri nos últimos anos, além do reconhecimento qualitativo do Curso de Economia da URCA, um dos mais antigos do Nordeste. 

“Em tempos tão desafiadores, esta é uma notícia que, embora traga mais desafios, acalenta de forma ampla, como resultado de envolvimento colaborativo”, avalia o Reitor. Ele agradeceu aos Professores do Departamento de Economia, Chefia de Departamento, além do importante apoio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, e ressaltou o reconhecimento à administração do então ex-Reitor, Professor Patrício Pereira Melo, período em que houve o encaminhamento da proposta de criação do novo mestrado.

Importante destacar a atuação dos Professores do Departamento de Economia, ao Chefe de Departamento, Prof. Emannoel Lima, ao Coordenador da Graduação, Prof. Pedro Barros, aos Professores do Colegiado do Novo Programa, Profa. Eliane Pinheiro, Profa. Silvana Nunes, Prof. Luís Abel, Prof. Wellington Justo, Prof. Ahmed Saeed Khan, Prof. Leonardo Andrade Rocha (UFERSA) e Prof. Jorge Luís Mariano (UFPB). Imprescindível o apoio e envolvimento direto da nossa Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, através do Pró-Reitor, Irwin Alencar, e o Pró-Reitor Adjunto, Edson Martins, do Vice-reitor Prof. Carlos Kleber e a todos os membros da atual Gestão Superior. Importante destacar o trabalho desenvolvido durante a administração do então Reitor, Prof. Patrício Melo, e do Pró-reitor Prof. Allysson Pontes. 

Essa é a segunda importante conquista relacionada à Pós-graduação stricto sensu da URCA, divulgada durante os últimos dias. Com a ampliação do ingresso na rede de formação de professores em nível de mestrado, foi aprovada a participação da URCA no Programa de Pós-graduação em Rede com o Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES). 

O objetivo será promover a qualificação do corpo docente do Centro de Artes Professora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da URCA, com ingresso na Rede Nacional, passando a integrar o conjunto das Universidades Associadas. 

O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES, iniciou suas atividades em 2014 em 11 universidades e em 2018, por meio de chamada pública, propôs ampliação da Rede com oferta de 5 vagas para ingresso de novas instituições. Em setembro de 2019, o CArtes recebeu comunicado da aprovação de seu projeto e candidatura, porém o ingresso de novas instituições associadas aguardava confirmação da CAPES. Com a ampliação da Rede, o Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES, passa de 11 para 15 universidades associadas e a URCA/Centro de Artes é a única estadual da região Nordeste a integrar a Rede Nacional. 

O PROF-ARTES é um Programa de Pós-Graduação, stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O Programa é voltado para a formação continuada de docentes de Artes da Educação Básica pública. 

Para participar do PROF-ARTES os candidatos e candidatas deverão ser docentes da Educação Básica pública (Ensino Fundamental e Ensino Médio), portadores de diploma de nível superior reconhecidos pelo MEC, e devem estar ministrando aulas de artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música) em Instituições Escolares e/ou Culturais Públicas. Durante todo o curso de mestrado, os selecionados deverão manter sua atividade na escola durante o Mestrado Profissional.

Post a Comment