O avião com os 300 respiradores aterrissou no Aeroporto de Fortaleza por volta das 20h de sábado (27). FOTO: Fabiane de Paula
Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Missão Velha, na região do Cariri, e Iguatu e Icó, no Centro-Sul, são as cidades cearenses que irão receber os 300 respiradores que chegaram ao Ceará na noite do último sábado (27), informou o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, durante entrevista, na manhã desta segunda-feira (29). 

Produzidos na China, os equipamentos irão viabilizar a montagem de leitos de unidade de terapia intensiva (UTIs) nestes municípios do interior do estado, que agora passam por um aumento nos números de casos e mortes por Covid-19. 

A previsão é que sejam enviados para a região caririense 100 respiradores. Os equipamentos devem chegar até a próxima semana.

De acordo com o secretário, os municípios cujas unidades de saúde estão melhor estruturadas, vão receber mais equipamentos novos. 

"Algumas cidades se prepararam [para receber os respiradores] e essas que têm maior preparo vão receber em maior número. Nós distribuímos de uma forma adequada e estabelecemos critérios de prioridade e critérios de gravidade", afirma, exemplificando que o Hospital Regional do Cariri "está ampliando sua capacidade instalada de UTI pra receber pacientes mais complexos". 

Em Juazeiro do Norte, o número de casos confirmados do novo coronavírus chega a 2.609, com o registro de 77 mortes, segundo o último boletim epidemiológico divulgado neste domingo (28). 

Iguatu, aparece com 792 casos e 27 óbitos. Já Crato tem, respectivamente, 770 e 12; Barbalha, 369 e 6; Brejo Santo, 200 e 5; Icó, 175 e 3; e Missão Velha, 219 e 3. 

Mais 200 respiradores até 7 de julho 
Os novos aparelhos entregues no fim de semana fazem parte do terceiro lote de equipamentos adquiridos pelo governo do estado vindos do exterior. 

Em 26 de abril, foram 90 toneladas de equipamentos de proteção individual e de testes rápidos. Já em 18 de maio, outros 200 respiradores mecânicos e insumos hospitalares pousaram em Fortaleza. A previsão, acrescenta Dr. Cabeto, é de que até o dia 7 de julho cheguem os 200 respiradores que faltam dos 700 encomendados da China. 

Encomendas à China 
Conforme o secretário, as centenas de respiradores recentemente adquiridos para utilização no Ceará foram encomendados da China por se tratar do único país do mundo onde - mesmo durante a permanência da pandemia - foi mantida a produção em larga escala do equipamento. Os respiradores vêm da China porque é o local ainda há maior produção. Nenhum outro país ainda disponibiliza respiradores para venda porque eles passaram por grandes epidemias e também adquiriram do governo chinês". 

A escolha pelo fornecedor ainda se justifica, diz ele, porque os respiradores tiveram qualidade aprovada por cientistas da saúde. "É fundamental que a população saiba que esses respiradores adquiridos pelo estado do Ceará são da melhor qualidade, nós fizemos avaliação com especialistas. E o Ceará, nesse sentido, tem sido muito feliz: dos 700 respiradores que compramos da China, já recebemos 500. E temos aí, até 7 de julho, a proposta de receber os últimos 200, suprindo toda a rede de necessidade que o estado tem. Tanto nos nossos hospitais, como cedendo em uso ou doando para as outra unidades". 

Quase 6 mil mortes por Covid-19 no Estado 
No Ceará, o total de diagnósticos positivos da Covid-19 chegou a 107.593 neste domingo (28). A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) às 18h07, através da plataforma IntegraSUS. O Estado também registrou 5.995 mortes provocadas pela doença.

Os números apresentados pela Secretaria, porém, fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, o que não corresponde necessariamente à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente. 

A letalidade da doença, até então, é de 5,6%, e dois óbitos aconteceram nas últimas 24 horas. Ao todo, já foram aplicados 263.845 testes para identificar ou descartar a Covid-19; até então, são investigados 62.080 casos suspeitos.

Fortaleza é o município com a maior circulação do coronavírus, e soma 35.012 casos e 3.245 óbitos. Sobral e Maracanaú vêm em seguida, com 6.382 e 3.570 casos, respectivamente; Caucaia também mantém um registro elevado de 3.551 diagnósticos positivos. 

Os dados do IntegraSUS também mostram que 82.456 pacientes receberam alta hospitalar ou ficaram livres da doença até o momento.                   (Diário do Nordeste)

Post a Comment