Header Ads

Barro volta a registrar baixa temperatura com 18°C, após dia de intenso calor

FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom
O tempo frio retornou a cidade de Barro, nesta quinta-feira, 9. O município, que fica localizado na macrorregião do Cariri, registrou 18ºC de temperatura mínima nesta manhã. Na quarta-feira, foram registrados 35.2°C. No dia anterior, a cidade teve temperatura de 15,4°C. Noticiamos a oscilação de 20°C na temperatura, que de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), tem a ver com a radiação. 

Segundo a Funceme, em dias com maior concentração de nuvens, é possível observar temperaturas mais amenas, já que elas podem reduzir a entrada de raios solares na atmosfera. Com isso, a superfície da terra fica menos aquecida. Esse cenário, por exemplo, foi observado na última segunda-feira, 6, em grande parte do Estado e também na Capital. 

Já em dias de céu limpo, como o da última quarta-feira, 8, os raios solares atingem a superfície terrestre com maior facilidade, sem a presença de nuvens para bloquear a passagem. Por isso, a superfície fica mais aquecida. Por outro lado, durante a noite, também em dias sem nebulosidade, essa radiação se perde e deixa o ambiente com menor temperatura. 

“Quando, pelo contrário, houver maior nebulosidade, as nuvens, durante a noite, impedem que a radiação se perca, funcionando como uma ‘tampa’, deixando assim, as temperaturas mínimas mais elevadas”, esclarece a Funceme, em nota. 

De acordo com a Fundação, o pico das temperaturas máximas ocorre, em média, por volta das 14 horas. As temperaturas mínimas são comuns no início da manhã, por volta das 5h ou 6 horas. Nesta quinta-feira, 9, o Ceará tem nebulosidade variável, com previsão de céu variando entre parcialmente nublado e claro no período da tarde e à noite.                         (O Povo)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.