![]() |
FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom |
Segundo a Funceme, em dias com maior concentração de nuvens, é possível observar temperaturas mais amenas, já que elas podem reduzir a entrada de raios solares na atmosfera. Com isso, a superfície da terra fica menos aquecida. Esse cenário, por exemplo, foi observado na última segunda-feira, 6, em grande parte do Estado e também na Capital.
Já em dias de céu limpo, como o da última quarta-feira, 8, os raios solares atingem a superfície terrestre com maior facilidade, sem a presença de nuvens para bloquear a passagem. Por isso, a superfície fica mais aquecida. Por outro lado, durante a noite, também em dias sem nebulosidade, essa radiação se perde e deixa o ambiente com menor temperatura.
“Quando, pelo contrário, houver maior nebulosidade, as nuvens, durante a noite, impedem que a radiação se perca, funcionando como uma ‘tampa’, deixando assim, as temperaturas mínimas mais elevadas”, esclarece a Funceme, em nota.
De acordo com a Fundação, o pico das temperaturas máximas ocorre, em média, por volta das 14 horas. As temperaturas mínimas são comuns no início da manhã, por volta das 5h ou 6 horas. Nesta quinta-feira, 9, o Ceará tem nebulosidade variável, com previsão de céu variando entre parcialmente nublado e claro no período da tarde e à noite. (O Povo)
Postar um comentário