Propondo a difusão de conteúdos nas plataformas digitais da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, acerca das mestras e mestres de reisado, guerreiro e bacamarte do município, a Secretaria de Cultura realizará de 20 a 30 de julho, a I Mostra Virtual Mestres da Tradição, em parceria com o Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais da Universidade Federal do Cariri (UFCA). 

Criando diálogos entre gerações e, também, compreendendo a potência da arte para transmissão de conhecimentos, conflui a tradição e o contemporâneo, trazendo em sua programação um espaço de exposição de colagens e ilustrações de artistas visuais cearenses. Além disso, contará com publicações de vídeos com cantos e peças dos grupos, bem como lives temáticas com os mestres e mestras credenciados pelo Edital Cultura em Casa. 

O encontro virtual homenageará os 109 anos de emancipação política da cidade de Juazeiro do Norte, que faz aniversário no dia 22 de julho. A Mestra Margarida do Guerreiro Santa Joana D'arc será o símbolo da Mostra, reconhecendo sua representatividade entre os grupos e valorizando sua trajetória como brincante e mestra. 

A mostra abre diversas possibilidades de experiências, a partir do conteúdo disponibilizado virtualmente, entre as quais, o contato com memórias e narrativas, promovendo a integração de diferentes públicos, além da valorização do patrimônio cultural imaterial da cidade de Juazeiro do Norte. “Um dos objetivos da Mostra é pensar o patrimônio a partir de ações que aproximem o passado e o presente, criando conexões e sentidos, para que as gerações atuais possam apropriar-se e construir de forma consciente sua identidade cultural, que nesse aspecto é também cidadã”, comenta Renato Fernandes, Secretário Municipal de Cultura. 

Serão dias de interações com a arte e a cultura, celebrando a diversidade da cultura tradicional popular. Para acompanhar a I Mostra Virtual Mestre da Tradição, sigam os perfis oficiais da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e da Secretaria de Cultura, no instagram: @culturajuazeiro e @prefeiturajuazeirodonorte. 

Confira abaixo os artistas envolvidos na produção das colagens e ilustrações digitais:

Post a Comment