O Núcleo de Repressão à Lavagem de Dinheiro e Combate à Corrupção (NRLD), vinculado ao Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), da Polícia Civil, realizou, nas primeiras horas desta quinta-feira (10), a “Operação Salus”, com o objetivo de apurar crimes referentes à aquisição de medicamentos, materiais de expediente e elétricos pela Prefeitura Municipal de Altaneira. O nome da operação é uma referência ao nome saúde em latim. 


Ao todo, 120 policiais civis cumpriram 113 mandados judiciais, sendo 51 de busca e apreensão, 13 de prisão preventiva, 14 de afastamento das funções públicas e 35 de sequestro criminal. Foram alvos endereços nas cidades de Altaneira, Nova Olinda, Antonina do Norte, Aurora, Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte e Beberibe. 

As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Delitos de Organização Criminosa, em Fortaleza. Os treze alvos dos mandados de prisão preventiva já foram capturados. Foram apreendidos documentos, celulares, computadores e uma quantia em dinheiro. 

Os investigados são empresários, servidores públicos, dentre eles secretários municipais, dentista e contadores. Os envolvidos podem responder pelos crimes de peculato, organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e crimes previstos na Lei de Licitações e Contratos em concurso material de crimes. 

No andamento das investigações foi possível identificar a existência de uma organização criminosa destinada a se apropriar e desviar recursos da saúde pública municipal e de outras secretarias do Município de Altaneira.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment