Por Redação Gazeta do Cariri

Profissionais da região da Chapada do Araripe que trabalham ou desejam atuar em restauração ecológica contam com oportunidade de capacitação gratuita. Estão abertas as inscrições para o Curso Online de Restauração Ecológica para a Caatinga, promovido pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan). A formação exclusiva se debruça sobre fundamentos, metodologias e teorias acerca da restauração ecológica no bioma. 

São 40 vagas disponíveis, sendo 60% delas para mulheres. Podem participar pessoas que executam ou desejam aprender a realizar atividades de restauração ecológica - a exemplo de diferentes métodos de restauração e também implementação de sistemas agroflorestais - como instituições ambientais, ONGs, proprietários de terra com áreas disponíveis para restauração, agricultores, entre outros. A oportunidade é exclusiva para público da região da Chapada do Araripe, abrangendo cidades do Sertão entre Pernambuco, Ceará e Piauí. 

As inscrições vão até 3 de maio, com a divulgação dos selecionados no dia 10. O curso acontece virtualmente entre 17 de maio e 18 de junho, com aulas pré-gravadas e em tempo real, ministradas por equipe técnica especializada. Serão repassados conteúdos a respeito da Caatinga e especificidades do bioma; fundamentos e metodologias de Restauração Ecológica; componentes e sistemas para o planejamento e execução das atividades, e orientações sobre como preparar uma ação de restauração. 

Promovido pelo Núcleo de Formação em Ciência & Tecnologia do Nordeste, braço formativo do Cepan, o curso integra as atividades do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe, iniciativa planejada e executada pela instituição desde abril de 2020. A proposta do projeto é recuperar 100 hectares de vegetação nativa no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe e no entorno da Floresta Nacional (FLONA) do Araripe-Apodi.

Através do projeto, a instituição visa recuperar o capital natural dos ecossistemas locais em consonância com capacitação e inserção de diferentes atores sociais da cadeia de restauração florestal da região no processo. Há mais de 20 anos protagonizando o Nordeste na restauração dos ecossistemas brasileiros, é a primeira vez que o Cepan realiza uma formação técnica específica para o bioma Caatinga.

"Percebemos que a temática não é tão amplamente difundida na região. Esperamos mobilizar atores sociais para aprenderem mais sobre o tema e, possivelmente, auxiliarem em projetos realizados na região da Chapada do Araripe”, explica Emanuelle Souza, analista de projetos do Cepan. A inscrição é gratuita e acontece através do formulário http://bit.ly/CursoCaatinga. Mais informações: araripe@cepan.org.br | (81) 99285.2274.

O curso, bem como todo o projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Chapada do Araripe, tem apoio do Projeto GEF Terrestre, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), Grupo Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério do Meio Ambiente (MMA). 

SOBRE O CEPAN - O Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada no ano 2000, que tem como missão gerar e divulgar soluções estratégicas para a conservação da biodiversidade mediante ciência, formação de pessoas e diálogo com a sociedade. Com sede no Recife/PE, atua em planejamento, coordenação e execução de projetos de conservação da biodiversidade brasileira em consonância com seus Programas: Valoração do Capital Natural, Apoio à Conservação da Fauna e Flora, Indução e Implementação de Políticas Públicas Ambientais e Conservação de Áreas Costeiro-Marinho. Suas atividades se dão via parcerias com entidades locais, regionais, nacionais e de outros países, além de diversas instituições do primeiro, do segundo e do terceiro setor.

SERVIÇO:

Curso Online de Restauração Ecológica para a Caatinga

Aulas: 17 de maio a 18 de junho

Inscrições: 12 de abril a 3 de maio

Divulgação dos selecionados: 10 de maio

Público alvo: Executores(as) e potenciais executores(as) de restauração (membros de instituições locais com atuação na área ambiental, proprietários/as de terra com áreas disponíveis para restauração, agricultores/as, entre outros públicos), residentes na Chapada do Araripe (PE, PI e CE).

Inscrições gratuitas pelo formulário http://bit.ly/CursoCaatinga

Dúvidas ou mais informações: araripe@cepan.org.br | (81) 99285.2274 

Realização: Núcleo de Formação em Ciência & Tecnologia do Nordeste e Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan)

Post a Comment