Fotos: André Costa
Juazeiro do Norte. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no início do mês as notas por escola da edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este município teve a melhor média do interior do Estado. A questão é: qual escola obteve a primeira posição? A dúvida surgiu após os colégios Paraíso e Objetivo afirmarem, em outdoors espalhados pela cidade, terem sido os primeiros colocados no Exame.

A diferente abordagem em que as unidades de ensino utilizaram para chegar ao resultado de melhor média gerou debate na população. Em nota, o Colégio Objetivo de Juazeiro do Norte diz que “ficou em primeiro nas provas objetivas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e venceu nas provas de redação”. O Colégio Paraíso também se manifestou através de nota e afirmou que a “confusão ocorreu por desinformação de alguns, ou mesmo má-interpretação, uma vez que o Colégio Paraíso tirou a maior média, de acordo com o site oficial http://portal.inep.gov.br/web/enem/enem-por-escola”.   Fotos: André Costa

Conforme nota do Paraíso, “outro colégio da região tirou uma melhor média em redação e, equivocadamente, fez o somatório das 5 médias e dividiu-as por 5, obtendo resultado inverídico, porque as notas das questões de múltipla escolha são padronizadas (TRI). Não há dúvidas de que, se parametrizadas todas as notas, incluindo redação (se fosse possível), o Colégio Paraíso continuaria com a primeira colocação. Criar um ranking próprio somando a redação às questões de múltipla escolha, dividindo o seu total por 5, é desconhecimento das regras do Enem ou má-interpretação das mesmas”, pondera o colégio ao ressalta que “todas as provas documentais e digitais desse fato”.

O Colégio Objetivo lembra que obteve 632,96 pontos nas provas objetivas de Ciências Humanas, 618,76 pontos em Matemática, 597,91 pontos em Ciências da Natureza, 584,05 pontos em Linguagens. “Em redação, alcançamos 733,12, enquanto o segundo lugar alcançou700,00”. Por fim, a nota detalha que “com base nas notas das quatro provas objetivas, a escola com a média geral mais alta do Brasil no Enem 2014 foi o Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo; na Região Metropolitana do Cariri o Colégio Objetivo de Juazeiro do Norte ficou em primeiro nas provas objetivas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e venceu ainda nas provas de redação, os dados comprovam quem realmente é o primeiro lugar”.

Números

Os dados divulgados abrangem resultados de 15.640 escolas de todo o país. Nelas, 1,2 milhão de estudantes fizeram o Enem. Pelo terceiro ano consecutivo, a divulgação dos dados de 2014 não apresenta a média geral em formato de ranking.

Especialistas em educação apontam que o Enem é um elemento, mas não pode ser critério único para definir a qualidade de uma escola. “Nós queremos dar os dados do Enem, mas mostrar que não são absolutos, podem ser interpretados de formas diferentes. O pai não pode só olhar o ranking puro do Enem ao matricular o filho na escola”, afirmou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

Por: Diário do Nordeste                     Cariri

Post a Comment