É grave o estado de saúde do médico José Mauro Castelo Branco Sampaio, 88 anos, ex-prefeito de Juazeiro do Norte por duas gestões, e parlamentar por várias legislaturas. Ele se encontra internado na Unidade de Terapia Intensiva do H’Cor, em São Paulo, e passou por uma cirurgia, no último dia 19 de setembro, para tratamento de um câncer no intestino.

Segundo informação da filha do médico, Jacqueline Sampaio, o estado de saúde do seu pai é gravíssimo. Ele está entubado e com um quadro de infecção generalizada. “Sinto-me no dever de informar, já que meu pai é uma pessoa querida por tanta gente, além de, sendo público, não pertencer somente a nós”, afirmou ela em seu perfil, no facebook, por volta das 21 horas de ontem.

Jacqueline ainda agradece todo o apoio e solidariedade que vem recebendo dos amigos e população de Juazeiro do Norte e Região. No dia da cirurgia ele acordou e chegou a conversar com as pessoas, conforme sua filha.

E são centenas de manifestações e pedidos de oração a um dos prefeitos mais importantes da história de Juazeiro do Norte, com uma das obras marcantes para os romeiros de todo o Brasil, que é a estátua do Padre Cícero, na Colina do Horto. A escultura foi projetada pelo pernambucano Armando Lacerda. Ele não era um profissional do ramo, mas apresentou um projeto que foi logo aprovado pelo então prefeito Mauro Sampaio, em 1967, logo que assumiu a administração municipal, pela primeira vez.

O Horto passou a ser um dos principais pontos de visitação do romeiro nordestino. Tornou mais conhecida a figura mítica do padre Cícero e uma das principais referências da religiosidade popular do Brasil.

Mauro Sampaio tem sido um dos grandes incentivadores do desenvolvimento universitário, em Juazeiro do Norte, e construiu na cidade o estádio que leva o seu nome, conhecido para o povo como “Romeirão”.

Os pedidos de oração por sua plena recuperação surgem nesse momento de pessoas de diversos lugares. Mauro Sampaio esteve prefeito de Juazeiro do Norte em 1967 e 1996. Como parlamentar federal, assumiu por cinco legislaturas consecutivas, de 1975 a 1995.

(Diário Cariri)               Destaques

Post a Comment