Os municípios do Cariri intensificaram a política de cortes de gastos para conter a crise econômica causada pela diminuição nos repasses dos governos do Estado e Federal. Além de Santana do Cariri, Lavras da Mangabeira, Tarrafas e Juazeiro do Norte, agora foi à vez de Caririaçu e Assaré anunciarem corte nos salários dos servidores, incluindo os cargos comissionados.

A medida, anunciada na quarta-feira (16), pelo João Marcos (Caririaçu) será efetivada através de decreto a ser publicado no Diário Oficial nos próximos dias. A redução de 20% já passa a vigorar a partir deste mês de setembro. Segundo a assessoria de imprensa do Município, a economia deve chegar a R$ 200 mil por mês. Até janeira de 2016 a administração deve adotar outras medidas para que a economia chegue aos R$ 400 mil por mês.

Em Mauriti, apesar de não mexer nos salários e nem anunciar qualquer medida de contenção de gastos, o prefeito Evanildo Simão, já iniciou uma série de debates com a comunidade e com os servidores para cientificar sobre a situação crítica.

Em Juazeiro do Norte, a contenção já está em fase de demissões. Nessa quinta-feira, o prefeito Raimundo Macedo, reuniu novamente os secretários para pedir mais esforço no sentido de conter gastos. Segundo o prefeito, o pedido é para evitar novas exonerações e atrasos nos salários dos servidores.

O prefeito de Assaré, Samuel Freire afirmou que a crise financeira chegou a este município e já começa a comprometer a sua gestão. A situação, segundo o gestor, é preocupante, mesmo depois da adoção de medidas como os cortes para redução de gastos, suspensão da locação de veículos e a realização de eventos festivos. Por isso, resolveu reduzir seu salário pela metade.

Samuel Freire seguiu o exemplo de outros gestores. Ele enviou à Câmara Municipal mensagem para a redução do próprio salário e dos vereadores em 50%. O gestor alega que os poderes executivo e legislativo precisam ser solidários com a população nesse momento de crise. De acordo com o prefeito, esse dinheiro que vai sobrar será útil, e poderá ser investido, por exemplo, na compra de medicamentos ou no frete de um transporte.

(Fontes: Jornalistas Amaury Alencar e Madson Vagner)                Política

1 Comentários

Postar um comentário