Uma média de 250 pessoas estiveram presentes no Plenário José Homem, sede da Câmara Municipal de santana do Cariri, participando de uma audiência publica, onde, foi apresentado à população, pela Prefeita Danieli de Abreu Machado. o projeto original de construção de um shopping popular na sede do município. Estiveram presentes ao encontro,  comerciantes, líderes sindicais, representantes da sociedade civil organizada, vereadores, servidores públicos, profissionais liberais, de representantes do Banco do Nordeste,  e da Prefeitura Municipal. 

O gerente da agência do Banco do Nordeste do Brasil em Crato, Sergio Linhares, disse ter sido importante a discussão da instalação de um shopping popular com a sociedade santanense. Serão 36 lojas que aquecerão a economia local, gerando mais emprego e renda, e por isso o Banco do Nordeste irá financiar esse empreendimento através do F.N.E em até 7 anos, com juros de 7% ao ano, o que é uma taxa muito baixa de mercado,  e com um prazo de carência de um ano para começar a pagar, com uma parcela equivalente entre 600 a 700,00. E nesse ano de carência as pessoas beneficiadas só irão pagar de três em três meses o juro, e após esses três meses é que a pessoa começa a pagar a primeira parcela com o juro, explicou ele.

Sergio, disse ainda que para a pessoa aderir a esse projeto, é necessário que tenha uma micro empresa, além de estar enquadrado em critérios que serão definidos pela equipe técnica da Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, que que farão uma criteriosa seleção com as enquadradas no projeto, e apos essa etapa deverá ser instituída a criação da  Associação dos Comerciantes de Santana do Cariri, onde o Banco do Nordeste irá  começar a conversar com os comerciantes, que aderirem a esse pleito. Ele explicou que cada lojista pagará 36 mil reais, pela aquisição de sua loja, durante esses sete anos. Após quitado o débito com o Banco, os comerciantes serão donos absolutos de sua própria loja, e vão ficar com um patrimônio avaliado em torno de 190 mil reais. A própria loja servirá de garantia para o empréstimo. Nessa parceria envolvendo o Banco do Nordeste e a Prefeitura Municipal, onde o  poder público vai entrar com uma contrapartida da doação do terreno para a construção do empreendimento que está orçado em torno de 1.333.000 (Um milhão trezentos e trinta e três mil reais), e o Banco do Nordeste entra com o valor 1 milhão de reais, O prazo de construção do shopping popular é de um ano, esclareceu o gerente.


O vereador João Paulo Cabral, que esteve representando o Poder Legislativo municipal, afirmou que esse é um projeto de suma importância para o desenvolvimento sócio-econômico de Santana  do Cariri, pois o mesmo vai otimizar o comércio da cidade, tendo em vista que muitos comerciantes da cidade pagam aluguel de pontos comerciais,  gerando para eles uma despesa a mais, e com esse shopping popular os comerciantes terão como ofertar melhor e mais produtos Não só á população, mas também aos turistas e visitantes que sempre vã ao município. Com esse empreendimento, a rede comercial local será fortalecida, além de ampliar a oferta de emprego e renda e proporcionar ao público consumidor um ambiente mais acolhedor e aconchegante, indo de encontro a uma necessidade do município, pontuou ele. 

O empresário Amilson Marques, da empresa responsável pela construção do shopping popular, opina que esse projeto é tamanha envergadura para o município de Santana do Cariri, porque ele vai oferecer maior dignidade aos comerciantes, gerar mais emprego e melhorar a qualidade de vida da população, retirando muitas pessoas da dependência da gestão municipal, conquistando autonomia financeira, a exemplo de outras experiências exitosas semelhantes que já tivemos nos municípios de Barro e Mauriti. onde essa firma já construiu esses shopping popular, visto que é uma firma consolidada na região com a construção dessa espécie de empreendimento. 

A Prefeita Danieli de Abreu Machado, enfatizou ter sido muito proveitosa, a audiência publica, pela grande representatividade dos comerciantes e demais pessoas de Santana, que tiveram participação notória, demonstrando total interesse em conhecer e fazer parte do projeto. Entendo que é uma oportunidade dos comerciantes diminuir suas dívidas e investir em algo que trará grande retorno financeiro, além de contribuir para o desenvolvimento do município. A prefeita explicou que o passo seguinte é enviar o Projeto de Lei que rege a construção do shopping popular para a Câmara municipal, a fim de que aquela casa possa apreciar, e ver que trata-se de um projeto que visa trazer o bem comum para a vida social da população e dos comerciantes, onde será aproveitado, inclusive, o potencial que há no comercio local como as rendeiras, produtores da Pedra Cariri, além de outras pessoas que trabalham em diferentes ramos do comércio. 

Para tanto, a gestora acrescentou que será feita uma seleção com essas pessoas, a fim que elas possam se adequar às normas especificas estabelecidas pelo Banco do Nordeste, e pela própria Prefeitura Municipal, que estará disponibilizando uma equipe técnica para melhor orientar os comerciantes, além de instituir a Associação dos Comerciantes de Santana do Cariri, para que eles venham a ter sua  independência e com isso, possam fortalecer a categoria, mencionou ela. 

Rafaela Vieira, dona de uma loja de confecções, disse que vê com muito bons olhos o projeto, e pretende abraçar a idéia. "todo mundo aprecia fazer compras num espaço mais requintado. Embora seja um shopping popular, será um espaço com mais estrutura, acolhedor, que chamará atenção da clientela local e dos visitantes que vêm diariamente a Santana como turista, e que agora poderão aproveitar a viagem para também fazer compras. estou muito animada", salientou a comerciante.

Carlos Alberto santos, é dono de outro estabelecimento comercial,  disse que o projeto está chegando na hora certa. "Santana cada dia cresce mais no segmento do turismos paleontológico e agora também religioso, e nada mais útil que ter um local mais atrativo com produtos de qualidade para chamar atenção desse público. Além do mais, a instalação do shopping popular traz uma injeção de ânimo para o comerciante que paga aluguel e enfrenta essa crise. Mas sabemos que o público consumidor é atraído pela novidade. Não tenho dúvidas que quero também fazer parte do projeto!"                  (Amaury Alencar)

Post a Comment