A Secretaria Municipal da Cultura do Crato realizou, nessa quinta-feira, 5, no Auditório da RFFSA, a eleição dos membros para o Conselho Municipal da Cultura, que reuniu produtores, artistas e sociedade civil. O Conselho Municipal de Política Cultural do Crato elegeu os representantes titulares da sociedade civil e suplentes, atendendo ao preenchimento das 18 (dezoito) vagas reservadas, em vista do disposto no Art. 1º da Lei nº3.140/2015, de 23 de outubro de 2015, que estabelece que a representação da sociedade civil deverá ser por segmentos culturais, composta por: Música, Artes Visuais e Audiovisual, Artes Cênicas, Literatura, de Artesanato, Design e moda, Gastronomia, Patrimônio material e imaterial, Cultura Popular Tradicional e um membro que desenvolva atividades culturais e contenham espaços culturais, mais um suplente.

A secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, apresentou as diretrizes norteadoras e as ações já realizadas desde o ano de 2013 pela Secult Crato com o tema, “Políticas Públicas: um desafio em tempos de Crise”. Dane ressaltou a importância de um Conselho de Cultura pensado de forma democrática e apresentou os porquês da alteração na Lei 3070/2015, a fim de que haja uma gestão compartilhada e que possibilite real e concretamente, a reestruturação do conselho. “Hoje celebramos dia Nacional da Cultura e o nosso intuito é colocar a Cultura como quarto pilar de desenvolvimento, como prevê as diretrizes culturais da UNESCO”, justificou a secretária.

A eleição contou com a participação de Renato Remígio, representando a Secretaria de Cultura do Estado de Ceará que destacou que dos 184 municípios cearenses, 145 deles já estão inseridos no Sistema Municipal de Cultura. Em sua fala, “O papel do Conselho no Sistema Municipal de Cultura”, Renato foi incisivo em relatar que a gestora da pasta de cultura não pode e não deve gerenciar sozinha as políticas públicas culturais do município e, sim, precisa da sociedade civil, empenhada em realizar uma gestão, de fato, compartilhada.

Remígio apresentou as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura no qual o Sistema Municipal deverá se alinhar e conclamou a todos para se engajarem a participar das decisões dos rumos da Cultura.

No fim do dia foram definidos os nomes que irão compor o Conselho Municipal de Cultura nos próximos anos. São membros da sociedade civil e da classe artística, que serão responsáveis por participar e fiscalizar a implementação de políticas culturais do município.

O resultado da eleição deu-se da seguinte forma: Fórum Música – Titular Auci Ventura e como Suplente Ulisses Germano Leite; Fórum Artes Visuais e Audiovisual – Titular Franciolli Luciano e como Suplente Carlos Henrique Soares; Fórum Artes Cênicas – Titular Cacá Araújo e como Suplente Edceu Barbosa; Fórum Literatura – Titular José Flávio Vieira e como Suplente Emerson Monteiro; Fórum Artesanato, Design e Moda – Titular Maria Celeste Franco e como Suplente Cleo do Vale; Fórum Gastronomia – Titular Maria Simone Silva e como Suplente Breno Ximenes; Fórum Patrimônio Material e Imaterial – Titular Yáskara Rodrigues e como Suplente Isabel Sousa Bezerra; Fórum Cultura Popular Tradicional – Titular Mestra Mazé de Luna e como Suplente Alexsandra Salvador; e Fórum Entidades Jurídicas – Titular Carla Prata (Sesc Crato) e como Suplente Heitor Feitosa (ICC).                (Assessoria de Comunicação)         Cariri

Post a Comment