Na data, é comum apresentações, em locais públicos,
de diversos grupos, principalmente na Região do Cariri
cearense, que passa a tradição de geração
em geração. FOTO: Elizângela Santos
Os grupos de tradição do Interior do Ceará vão às ruas para comemorar Dia de Reis, neste 6 de janeiro. Em Juazeiro do Norte, a partir das 18h, acontece a Queima de Lapinha, no Terreiro da Tradição, além da apresentação Quilombo, com os grupos de reisado, e a Orquestra Armorial do Cariri. A programação se estende até às 22h. Às 14h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), será realizado o Diálogo de Reis, que tratará sobre a patrimonialização e registro do reisado (Quilombo no Cariri), com os mestres dos grupos.
Essa programação está inserida no 2º Canto Reis - Festival da Tradição Popular, que, neste ano, conta com a participação de grupos do Rio de Janeiro, e acontece de hoje a sexta-feira, na Praça do Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Durante os festejos, a população poderá conferir desfiles culturais, cortejos, apresentações artísticas, exposições, lançamentos de CDs e exibições de vídeos. Mas os diversos grupos saem de bairros como o João Cabral, Pio XII, pelas ruas da Terra do Padre Cícero, para saudar o Dia de Reis e, com isso, fechar o ciclo natalino.
Em Crato, uma programação para desfiles dos grupos está sendo organizada pela Secretaria de Cultura, com concentração dos integrantes do reisado na Praça Siqueira Campos, às 17h. O cortejo acontece, em seguida, até a praça da Sé, onde vão ocorrer as apresentações, em frente ao presépio gigante instalado no local, para o período natalino.
A secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, destaca a importância de manter a tradição e fortalecer os grupos e ressalta nomes importantes que têm levado adiante esse trabalho há anos, a exemplo do mestre José Aguiar Aldenir, 82. Ele é reconhecido pelo Estado e leva a tradição do reisado aos mais jovens. Mas, continua sendo um brincante na ativa e comanda o grupo que criou.
O Serviço Social do Comércio (Sesc) também realiza programação, em Crato e Juazeiro, em alusão ao Dia de Reis. Será um intercâmbio entre grupos de tradição, pesquisadores e apreciadores da cultura popular. Em sua 11ª edição. A programação será nesta quarta-feira, de forma gratuita, nas duas unidades.
O projeto objetiva promover as manifestações da tradição popular cearense, contribuindo para a construção e afirmação da identidade cultural. Em Juazeiro do Norte, o cortejo sai às 16h, da Praça da Prefeitura em direção ao Sesc. Na programação, cortejo, apresentação de grupos, encontros de reisados e shows. As atividades acontecem a partir das 18h, na Praça da Sé. O público confere a participação de Tranquilino Ripuxado; Lapinha de Mestra Zulene Galdino; Reisado do Mestre Aldenir; Reisado do Mestre Cicinho (JN) e Reisado Decolores da Mestra Mazé.
O projeto Canto Reis contempla agora três grupos: Reisado São Miguel (bairro João Cabral) e Reisado Nossa Senhora das Dores (bairro Frei Damião) e o Reisado de Mestre Aldenir (Vila Pe. Cícero do Crato). Juntos, são 50 brincantes que perpetuam os saberes e fazeres da tradição. Além dos grupos locais, o projeto traz reisados do Rio de Janeiro (Folia de Reis Sagrada Família da Mangueira) e de Maceió (Guerreiro Mensageiro do Pe. Cícero).      (Diário do Nordeste)                                        Cariri

Post a Comment