Com o novo espaço, serão dez seminaristas na região,
sendo nove da Diocese. A casa pode abrigar até 21
seminaristas. FOTO: Patrícia Silva - Diocese de Crato
Foi inaugurado, neste Município, o Seminário Propedêutico, para formação de novos padres na região. Na cidade, o novo equipamento se soma ao Seminário São José, fortalecendo todo o processo de formação, centralizando em apenas uma cidade as atividades. O equipamento, voltado para formação dos vocacionados católicos, recebe o nome do atual bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico, que recentemente comemorou 70 anos de vida.
O Curso Propedêutico funcionou até o ano passado em Barbalha. Os seminaristas residiam na casa paroquial da cidade, deslocando-se, diariamente, ao Crato, para participarem das aulas do curso do Ensino Médio.
Segundo o reitor do Seminário, padre Cícero Luciano, a inauguração é a realização de um grande sonho de dom Fernando. Com o novo espaço, no próximo ano serão dez seminaristas na região, sendo nove deles da Diocese, e um de Salgueiro (Pernambuco). A casa pode abrigar até 21 seminaristas. De acordo com o reitor, o espaço é propício para os jovens estudarem e refletirem sobre a vocação religiosa e amadurecerem o chamado ao serviço ministerial. "Temos a alegria de ter esse sonho realizado, dentro das comemorações dos 70 anos do nosso bispo", afirma.
O seminário conta com uma capela, a primeira dedicada na Diocese a São João Paulo II, biblioteca, refeitório, sala de estar, sete quartos e área de lazer. O ambiente é dedicado ao auxílio dos seminaristas, que depois vão para o Seminário São José, para cursarem Teologia e Filosofia.
"Estamos em nossa casa própria, minimizando a distância. O deslocamento para o colégio fica mais próximo, além da presença maior do bispo na formação dos seminaristas", diz o reitor.
O bispo diocesano dom Fernando Panico realizou duas inaugurações, na última terça-feira (29). Além do seminário, também foi aberto o Lar Sacerdotal, que recebeu o nome de Monsenhor Montenegro.
O objetivo é acolher os padres idosos e enfermos, da Diocese de Crato, e de outros lugares. O local é uma casa grande, com quatro quartos. O projeto futuro é que a Diocese tenha condições de construir outras casas pequenas, dispostas em blocos, para acolher os religiosos já em idade avançada, de forma que eles possam conviver com algum parente ou alguma pessoa que o acompanhe na velhice. O espaço contará, também, com ambientes comuns, como uma capela para rezar e celebrar a eucaristia, o refeitório e a cozinha.
"Os nossos seminaristas, que estão se preparando para ingressar no Seminário São José, passarão um ano neste Seminário Propedêutico, para a convivência comunitária e aprofundamento dos estudos do segundo grau. Eles também serão preparados para um exame de admissão, interno, que prova as capacidades e preparação intelectual, espiritual e pastoral para iniciar a formação para o sacerdócio, no Seminário São José", explica o bispo dom Fernando Panico. O religioso ressalta a alegria pela inauguração do equipamento na comemoração dos seus 70 anos de idade.
Acolhida
O seminarista José Felício Borges mora em Brejo Santos e afirma estar muito feliz por ter sido aprovado. Já no próxima terça-feira (5) ele estará ingressando na nova casa. "O espaço é muito acolhedor e todos aprovaram", diz o aspirante a padre.
Já o seminarista Paulo Raul dos Santos afirma que em breve estará morando em Crato e, por isso, celebra com muita alegria esse momento. Ele lembra que, mesmo por ser da Diocese de Salgueiro, está feliz por estar no local onde houve a formação de nomes importantes de evangelizadores, como Padre Cícero.
Segundo o chanceler da Diocese do Crato, Armando Rafael, neste ano, o bispo de Crato, dom Fernando Panico, resolveu construir o novo empreendimento, com recursos da Cúria Diocesana. Em reconhecimento à sua iniciativa, os membros dos três conselhos consultivos da Diocese - Presbiteral, Econômico e Colégio de Consultores - resolveram denominar o novo educandário com o seu nome.
Desde 1875 funciona em Crato o Seminário São José (hoje dotado de ambos os cursos), sendo o pioneiro no Interior do Ceará. Entretanto, antes de cursarem Filosofia e Teologia, os candidatos ao sacerdócio passam pelo Curso Propedêutico.
"Trata-se de um período de estudos destinado a suprir as lacunas iniciais de ordem espiritual, cultural e humana nos adolescentes que aspiram à ordenação como padres católicos", explica o chanceler.
Seminário
As instalações físicas do Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico ocupam uma área de 700 m², num terreno doado em testamento à Diocese de Crato, pelo falecido monsenhor Francisco Holanda Montenegro. No sítio, foi construído um Lar Sacerdotal, destinado aos padres idosos já aposentados de suas atividades pastorais, cumprindo um desejo do doador do imóvel.
As novas construções estão sendo erguidas em meio às árvores, tendo como cenário, ao fundo, a paisagem da vegetação da Chapada do Araripe. Além do atual bispo de Crato são homenageados, com a denominação dos blocos construídos, o bispo-emérito do Município, dom Newton Holanda Gurgel, e os monsenhores Francisco Montenegro e Vitaliano Mattioli.
Segundo o ecônomo da Diocese de Crato, padre Joaquim Ivo Alves dos Santos, as despesas com a construção desse novo patrimônio custaram em torno de R$ 430 mil. O bispo de Crato, desde que chegou ao Cariri, há mais de 14 anos, já ordenou 64 novos sacerdotes para a diocese, sem contar com aqueles que foram ordenados para outras instituições religiosas.
Mais informações:
Cúria Diocesana - Rua Teófilo Siqueira, 631- Centro
Crato - Cariri - Telefones: (88) 3523-7819 / 3521-1110         (Diário do Nordeste)

Post a Comment