Ceará. O posicionamento do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico de circulação horária, a cerca de 12 Km de altura, tem inibindo a ocorrência de chuvas de maior intensidade no Ceará, nos últimos seis dias. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, das 7h de terça-feira, às 7h de ontem, precipitações em apenas 15 municípios. As cinco maiores foram em Morada Nova (12mm), Russas (22mm), Independência (10mm), Cariús (7mm) e Sobral (6mm).
De acordo com o meteorologista da Funceme, David Ferran, o VCAN tanto pode inibir, como favorecer a ocorrência de chuva. "Vai depender do seu posicionamento", explicou. "Nas bordas, favorece que ocorra chuva, mas no centro, inibe". Ferran lembrou que esse sistema se verifica na pré-estação chuvosa, mas que tem influência na primeira quinzena deste mês, que é o primeiro da quadra chuvosa (fevereiro a maio).
David Ferran observou que o El Niño continua intenso, portanto, não sendo favorável à ocorrência de precipitações dentro ou acima da média durante a quadra chuvosa. "Em ano de El Niño, janeiro e fevereiro podem ser tudo", disse. "Março pode ser normal ou seco, mas abril e maio, geralmente, são secos. Essa é a maior probabilidade".
Para hoje, a previsão é de chuvas isoladas no Centro-Norte e região jaguaribana. Não há previsão de chuvas intensas.         (Diário do Nordeste)                             Principal

Post a Comment