A barragem de pedra próxima ao centro urbano
transbordou, atraindo moradores e jovens, que
aproveitaram para tomar banho. FOTO:Edileudo Lopes
Lavras da Mangabeira. As águas das chuvas que banharam a região do Cariri, na última semana, encheram riachos e chegaram ao Rio Salgado. Nesta cidade, no Sul do Ceará, a barragem de pedra próxima ao centro urbano transbordou, atraindo moradores e jovens, que aproveitaram a primeira cheia do ano para tomar banho.

O espetáculo da natureza renova a esperança dos agricultores de que a quadra chuvosa que começa neste mês e se estende até maio será de boas precipitações. Desde o fim de semana passado que o Rio Salgado começou a receber as águas oriundas do Cariri, onde está a sua nascente. Depois, segue o seu curso até a cidade de Icó, onde desemboca no Rio Jaguaribe.

No Município, os agricultores já começaram a preparar as terras para o plantio dos grãos de milho, feijão e de sorgo forrageiro. As sementes do Programa Hora de Plantar, coordenado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), já estão nas mãos dos pequenos produtores rurais. A terra é preparada com uso de arado a tração animal e tratores.

O escritório da Ematerce espera que a área de plantio seja superior em pelo menos 50%, em relação a 2015, que foi um ano em que as chuvas começaram mais tarde, desanimando os agricultores. "Neste ano, com as chuvas observadas desde janeiro, o clima é de expectativa para uma boa quadra chuvosa. Os agricultores estão animados, no campo, preparando a terra e plantando", disse o coordenador local da Ematerce, Kléber Correia.               (Diário do Nordeste)

Post a Comment