Salitre foi o primeiro município da região do Cariri Oeste a fazer um grande dia de mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti neste ano de 2016. Segunda Feira, 15 de Fevereiro, foi o dia em que o município parou para prestigiar o Lançamento do Plano Municipal de Ações Intersetoriais de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, realizado na Quadra Poliesportiva da Escola José Waldemar Alcântara durante toda a manhã. Sabemos que é um momento em que o País enfrenta um grande combate contra esse problema que tem se alastrado e que só nós podemos reverter a situação, agindo enquanto é tempo, para livrar nossas vidas de um mosquito tão pequeno, mas que pode levar a morte. Presentes estiveram o Prefeito Municipal Rondilson Ribeiro, a Vice-Prefeita Drª Júlia Roriz, o Representante do Instituto Paulo Freire Silvio Pinto e todos os Secretários, Vereadores, Profissionais da Saúde como Agentes de Endemias, Agentes de Saúde além das presenças dos agentes do Pró-cidadania, Professores e demais profissionais da educação e de todas as demais secretarias. No evento foi apresentado uma Peça de incentivo ao combate, que mostrou o que pode acontecer se não lutarmos contra o mosquito, além de um relato sobre a morte do Sgt Valdeci, que foi vítima da Dengue Hemorrágica, relato esse que comoveu a todos.

O Prefeito Municipal Rondilson Ribeiro falou na importância da persistência para combatermos esse mal que vem assolando o País para que nossa população não venha sofrer com as consequências e venham manter seus reservatórios protegidos, colocando lixo no lixo e contribuindo com os trabalhos dos agentes de endemias ao passar em cada casa. O Prefeito falou ainda que a população possa fazer sua parte e que o que foi apresentado não morresse ali, mas fosse levado adiante porque a luta é de todos. 

O Plano de Combate ao mosquito foi apresentado pela Drª Geane, que deu detalhes sobre a Dengue, Zica Vírus, chikungunya, explicando de onde vieram, quais os sintomas, o que pode ocasionar, a prevenção e os tratamentos. Todos no evento também poderiam ver o próprio mosquito os quais foram trazidos pelos agentes de endemias em vidros para exposição. Ao final foram entregues para as Gestantes e idosos presentes os famosos repelentes spray os quais são aplicados ao corpo mantendo-o por horas livre do mosquito.
A Luta agora é Campanha e ganhou o Slogan “ Salitre, todos contra o Mosquito”. Vamos juntos, porque fazendo nossa parte nós venceremos...   (Amaury Alencar)

Post a Comment