Chambinho do Acordeon e Targino Gondim subiram ao
palco para prestar homenagem ao Rei do Baião
Promover a cultura é valorizar nossa terra”. Este foi o tema da 2ª Mostra Cultural em Dom Quintino que aconteceu no último final de semana no distrito, a 25km do Crato. A programação teve início no sábado (27) com o Tributo a Luiz Gonzaga que reuniu além de artistas locais, personalidades de renome nacional como o cantor intérprete de Luiz Gonzaga, Nivaldo Expedito, o Chambinho do Acordeon que ao lado do sanfoneiro Targino Gondim subiram ao placo para cantar as principais composições do Rei do Baião. Os artistas acompanhados do pesquisador Paulo Vanderley prestigiaram o evento que aconteceu terreiro da casa do senhor Doca, próximo ao Museu de Luiz Gonzaga.

O fã e pesquisador de Luiz Gonzaga, Paulo Vanderley classificou o evento como extraordinário afirmando que o mesmo toca no coração das pessoas, massageia a alma e dar esperança que o mundo tem jeito. “ Eu acredito na força da comunidade, o evento contagiou e emocionou os presentes, uma noite perfeita de poesia, de aboios, de Chambinho, de Targino, de museu de Luiz Gonzaga, uma noite de coração”.

A programação contou ainda com lançamento de cordel; intitulada “Garoto cria em Dom Quintino Museu para Luiz Gonzaga” de autoria da poetisa Fátima Correia, o folheto conta a história do menino que construiu o espaço dedicado ao Rei do Baião na casa da bisavó e que tem tido repercussão nacional. 

Membros da Academia dos Cordelistas do Crato e artistas como Trio Chapéu de Couro, do Distrito de Ponta da Serra, Os Dois do Sertão formada pela dupla e anfitriões do museu, Kaio Everton e Pedro Lucas, Diego Rezende e Doca (solos de violão), Zé de Luzia, agricultor do sítio Bréa, que cantou toada, fizeram suas apresentações. A programação da noite foi encerrada com Titi do Acordeom e Pedro Lucas que tocaram os sucessos do Rei do Baião.

Já no Segundo dia, na quadra poliesportiva, a programação contou com apresentações culturais dos artistas: Barbara Gomes, Diego Rezende, Debora Belém, Grupo Girl Six, João Gabriel, Rigoberto & Rigobanda, os dois do Sertão e Tranquilino Ripuxado.

A Mostra Cultural de Dom Quintino foi encerrada com a entrega do Troféu Personalidade, uma comenda conferida a personalidade que tenha se destacado na localidade, e promovido a produção cultural e o nome do distrito nos últimos anos, o comtemplado desta edição foi o garoto Pedro Lucas idealizador do único museu em homenagem a Luiz Gonzaga na Região do Cariri.  

O evento é de organização dos produtores culturais Dariany Sami e Ronuery Rodrigues e tem apoio e patrocínio de comerciantes e apologistas da cultura popular. Segundo a organização, o objetivo da Mostra é valorizar as produções culturais e talentos existentes no distrito, através das mais diversas expressões como artes cênicas, artesanato, dança, literatura de cordel, música, gastronomia entre outros.          (Ronuery Rodrigues)

Post a Comment