A nova meta da tarifa de continência que determina uma redução de 20% no consumo mensal de água começa a valer neste domingo (18) para Fortaleza e na segunda-feira (19) para a Região Metropolitana. A nova meta é uma das ações do Plano de Segurança Hídrica e tem por objetivo estimular a redução do consumo de água no Ceará até a próxima quadra chuvosa, em razão do grave quadro de escassez hídrica que o Estado atravessa. 
O mecanismo da tarifa de contingência é o mesmo do que era aplicado. O que muda é a meta para redução no consumo dos clientes, que não deverão ultrapassar 80% da média anual de seu consumo de água, calculada entre os meses de outubro/2014 e setembro/2015.
Caso o consumo seja superior à meta, será cobrado um adicional de 120% sobre o volume que foi ultrapassado. Por exemplo, uma pessoa que consome em média 20m³ por mês, terá como meta consumir até 16m³/mês. Se forem faturados 20m³, os 4m³ excedentes terão um sobrepreço de 120% do valor normal faturado.
Para facilitar, os clientes da Cagece podem simular a sua conta através do portal da companhia e do aplicativo Cagece Mobile, disponível nas plataformas iOS e Android. Vale ressaltar que 60% dos imóveis da capital e RMF não serão enquadrados na tarifa de contingência, por cumprirem a demanda mínima da companhia que é de até 10m³ por mês.     (Cnews)

Post a Comment