A Feira acontece no parque de eventos da
cidade. 
FOTO: Daniel Laureano
O município de Campos Sales, no Cariri Oeste, sedia desde a última quinta-feira (26), o primeiro circuito de negócios integrados do Cariri Oeste. A Feira acontece no parque de eventos da cidade, com a realização de palestras, oficinas, feira da agricultura familiar, feira da agricultura orgânica e apresentações culturais. 

Em sua fala na abertura do evento que ocorreu na quinta-feira, o secretário de desenvolvimento agrário do Estado, Déde Teixeira, disse que por ser o primeiro circuito de eventos da região do cariri Oeste, o evento já nasce grande por contar com a participação um número bom de municípios, fortalecendo as potencialidades da região.

A articuladora regional do Sebrae no Cariri, Tânia Porto, enfatizou que o circuito integrado de negócios, é uma iniciativa do Sebrae que hoje trabalha em dez municípios na região do Cariri Oeste, em que visa potencializar os negócios. E a ideia de realizar esse circuito em Campos Sales partiu de vários órgãos parceiros, onde uma das ações para o surgimento dos negócios é a rede de cooperação, proporcionando um resultado mais amplo para o município.

O evento contou com a exposição de cerca de 300 animais (caprinos e ovinos) e a possibilidade para comercialização gira em torno de 40 a 50 mil reais. O evento visa ainda, conhecer as potencialidades através da oferta da demanda a população, evitando a figura do atravessador, onde o produtor passa a ter uma melhor capacitação da área da agricultura. A ideia é que um calendário nesse sentido seja criado. 

Para o presidente da associação dos ovinos e caprinos do município de Araripe, Rutembergue Fortaleza, afirmou que um circuito de negócios como esse é importante por possibilitar a dar uma maior visibilidade ao trabalho que os criadores de ovinos e caprinos vem fazendo, fortalecendo toda a dinâmica da cadeia produtiva, mesmo porque temos animais de alto padrão genético.

O prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola considerou que o circuito de negócios é a mola mestre para a integração regional do cariri Oeste. Buscar novos conhecimentos e potencializar as principais demandas agrícolas dos municípios só favorece aos produtores uma maior valorização da produção local.          (Jornalista Amaury Alencar)

Post a Comment