Fundada em 2006, a Casa Fraterna Pão da Vida (Toca de Assis) vem trabalhando no acolhimento de moradores de rua, tentando resgatar a dignidade daqueles que passaram a ser invisíveis para a sociedade. O lar, que não é ligado à repartição pública, depende única e exclusivamente de doações e do trabalho voluntário. Porém, houve redução nas doações que chegam a casa, ocasionando a diminuição no número de acolhidos. Antes, o lar prestava atendimento a 12 pessoas, mas atualmente oferece acolhimento a apenas seis. 

No local, os beneficiados dispõem de um lar confortável, alimentação e apoio médico e social. “Depois de resgatar uma pessoa, a gente leva ela ao médico, cuida com todo o amor e carinho. Vamos em busca de retirar todos os documentos, que muitas vezes ela perde quando passa a morar na rua. Depois de fazer um trabalho completo, a gente tenta reinserir a pessoa na família e na sociedade. É um trabalho voluntário muito bonito. Nos últimos meses, temos passado por muitas dificuldades, a ponto de não termos condições de acolher outras pessoas”, diz a coordenadora do lar, Leonísia Gomes. 

O artista Tadeu Alves de Freitas foi um dos resgatados pela casa e se emociona ao lembrar de como chegou no local, dois anos atrás. “Eu vivia na rua, sem cortar o cabelo, sem ter uma casa para morar e fazia a minha arte na areia, com uma faquinha de mesa. Hoje, eu tenho um local para morar, material para produzir minhas esculturas e pessoas para cuidam de mim. Aos poucos, a minha dignidade foi resgatada e eu tive a oportunidade de voltar a ter contato com o meu filho, que todos os dias vem me visitar aqui na casa. Esse projeto mudou a minha vida e pode mudar a de outras pessoas, basta que a sociedade ajude”, conta Tadeu Alves. 

Além de contribuir com a doação de alimentos e medicamentos, a população também pode se cadastrar para se tornar padrinho do projeto, doando alguma quantia mensal ou ainda contribuir com o projeto dos pães. “Nós queremos montar uma pequena padaria para produzir pães, que serão vendidos e o valor arrecadado direcionado ao projeto. Para isso, precisamos da doação do forno, batedeira e liquidificador industrial. É preciso que todos se sensibilizem com esse trabalho e ajudem a oferecer um pouco mais de conforto a essas pessoas que estão passando por um momento delicado e precisam de ajuda”, finaliza. 

Mais informações: Casa Fraterna Pão da Vida \ Rua Francisco Dias Sobreira, 649 \ Bairro: Tiradentes – Juazeiro do Norte – CE \ Telefone (88) 98814 – 4599               (Jornal do Cariri)

Post a Comment