Será realizado no próximo dia 10, no sítio Caldeirão, o Seminário Caldeirão da Santa Cruz do Deserto – Uma construção coletiva, com início às 8h e segue até às 18h. O evento será realizado por meio da Universidade Regional do Cariri -URCA, Geopark Araripe, com apoio da Prefeitura do Crato e Governo do Estado.

O seminário tem finalidade de promover debates, construir propostas e dar encaminhamentos na realização de estudos e pesquisas para inclusão do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto como geossítio do Araripe, área do Geopark, com reconhecimento da UNESCO, além de subsidiar documento para criação da Unidade de Conservação Municipal Caldeirão.

O público será formado por professores, pesquisadores, gestores, técnicos das instituições públicas e privadas do Crato e do Cariri, organizações sociais e comunidades do entorno.

PROGRAMAÇÃO

Manhã

PRIMEIRO PAINEL 9h - Abertura Oficial dos trabalhos com fala do Reitor Patrício Melo, Secretário Estadual de Meio Ambiente, Arthur Bruno, Secretario Estadual de Cultura Fabiano Piúba, Prefeito Municipal do Crato, José Ailton Brasil e Pe. Vileci Basílio Vidal, representante da Diocese de Crato-CE. 10h- Intervalo para Café;

10h15min – Estado da Arte do Caldeirão da Santa Cruz (acadêmico) pesquisas e estudos. Situação Administrativa-Institucional. Expositores: Domingos Sávio de Almeida Cordeiro (URCA/IPESC);  (Secretaria de Cultura de Crato); Fabiano Piúba (Secretario de Cultura); Liderança comunitária.

11h35min – Debate.
SEGUNDO PAINEL 12h – Propostas de estudos para viabilizar a inscrição do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto como Geossítio do Geopark Araripe e criação de Unidade de Conservação de acordo com a LEI 9.985/2000 do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC. Expositores: José Patrício Pereira Melo e Brito Júnior. 12h30min – Debate.

13h – Almoço.

Tarde
TERCEIRO PAINEL 14h - Geoturismo e Desenvolvimento Sustentável em áreas de preservação ambiental e agentes de financiamento.  Expositores: Dr. Artur Bruno, Secretario de Meio Ambiente do Estado do Ceará; Representante do SEBRAE-CE; Representante do Poder Legislativo do Crato, Amadeu de Freitas. 15h – Debate.15h30min - Pausa para o café.

QUARTO PAINEL 15h45min – O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, o que queremos? Mediadores: Representantes da URCA, SEMA Estadual, SECULT Estadual, Prefeitura Municipal do Crato e Diocese do Crato-CE;


16h45min – Encerramento com assinatura do protocolo de trabalho de integração do viveiro de Mudas e Herbário Municipal e GeoPark Araripe; Apresentação dos resultados do Seminário; Aprovação de um plano de trabalho; Encaminhamentos e coleta de assinaturas. (Prefeitura Municipal do Crato\Reitoria da URCA\GeoPark Araripe\Secretaria de Cultura e Meio Ambiente do Estado do Ceará\Poder Legislativo do Crato\ Comunidade do Entorno e Instituições presentes).

Post a Comment