Estação da Rffsa em Juazeiro do Norte deverá ganhar Centro Histórico em breve. FOTO: Cid Elton |
A
estação da Rede Ferroviária Federal (Rffsa) em Juazeiro do Norte, poderá se
transformar em um Centro Cultural com atrações que incluem bares, cafeterias e
galerias de arte instaladas dentro de antigos vagões de trem.
O projeto foi apresentado pela Secretaria de Cultura (Secult) durante reunião em Fortaleza nos dias 27 e 28 de fevereiro ao Sindicato da Rffsa e ao engenheiro aposentado da antiga estatal, o memorialista Hamilton Pereira
De acordo com a secretaria, ainda faz parte do plano a criação do Museu do Trem, um espaço de exposição permanente que contará a história da estação ferroviária, inaugurada pelo Padre Cícero em 1926.
O prédio da estação passa atualmente por avaliação de uma equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), com acompanhamento da Secult. A ideia é realizar uma restauração arquitetônica da edificação, resgatando e preservando aspectos originais desde a sua inauguração, diz a prefeitura.
O ponto alto do projeto, no entanto, deverá sera utilização de vagões de trens antigos como espaço de convivência no Centro Cultural. A novidade prevê instalação de cafeterias, bares e espaço para exposições de arte e realização de atividades artísticas e culturais.
Para tanto, a secretaria deverá pleitear junto ao Metrô de Fortaleza (Metrofor) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a doação de vagões e locomotivas. (Site Miséria)
Postar um comentário