Durante a Romaria em memória de Padre Cícero, que acontece entre 18 a 20 de julho, em Juazeiro do Norte, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) orienta sobre a importância do uso responsável da água, sobretudo neste período em que é esperado um número maior de visitantes na cidade. 

Cuidar da água é responsabilidade de todos, tanto da população local, quanto da população flutuante. Durante a festividade religiosa, a Cagece orienta a toda população que a água seja consumida com moderação, sempre priorizando as atividades essenciais e o consumo humano.

Dentre as boas práticas, fechar a torneira ao escovar os dentes pode economizar até 25 litros de água. Já o banho rápido (de no máximo 15 minutos) economiza água e energia. Vale pontuar que um banho de 15 minutos gasta 135 litros de água e um banho de 5 minutos gasta apenas 45 litros.

Além disso, é importante estar atento a vazamentos internos, bem como gotejamento de torneiras, descargas, chuveiros e caixas d´água. Essa prática pode evitar o desperdício de 230 litros de água.

O abastecimento será garantido a toda a população nos dias da romaria, no entanto, a necessidade do uso moderado da água deve fazer parte da rotina dos cidadãos, não apenas nesse período, mas sempre, especialmente devido ao histórico período de escassez hídrica enfrentado pelo estado nos últimos anos.

Além da economia de água, não jogar lixo no chão também é uma atitude importante. Além de beneficiar o meio ambiente, evita transtornos à população. Materiais como copos e garrafas pet podem chegar à rede de esgoto e causar obstrução e transbordamentos nas vias. (Site Miséria)

Post a Comment