Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dentre os municípios do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Crajubar), o com maior número de eleitores filiados a partidos políticos é Juazeiro do Norte, tendo mais de 9 mil. Na cidade, o Partido dos Trabalhadores (PT) lidera na quantidade de participantes, 1.063. Ainda em Juazeiro, o partido que ocupa a segunda posição é o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), tendo 634 associados.

Na cidade de Crato, o campeão de filiações é o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), antigo PMDB, com 927 membros hábeis a votar. Novamente o Partido dos Trabalhadores entra no ranking, desta vez em segundo lugar, contabilizando 918 eleitores filiados.

Em Barbalha, o Partido Progressista (PP) tem o maior número de eleitores participantes, 276, seguido do PSDB, que tem apenas cinco membros a menos (271).

A maioria dos filiados se concentra entre 45 e 59 anos, em ambos os gêneros (feminino e masculino). Os maiores partidos da região têm, no geral, um número bem próximo de mulheres e homens membros, e no PT o número de mulheres chega a ultrapassar o de homens quando os dados são divididos por idade e gênero. Diverge apenas o PMDB, contando com uma filiação masculina maior.

No entanto, mesmo apresentando relativa igualdade de gêneros nos seus participantes, as eleições ainda não refletem esses números, a exemplo das candidaturas para o Governo do Estado, que neste ano conta apenas com homens disputando o cargo.


Veja mais no site do TSE: http://www.tse.jus.br/eleitor/estatisticas-de-eleitorado/estatistica-de-filiados                  (Portal Badalo)

Post a Comment