De 26 de novembro a 01 de dezembro, será realizada, em Juazeiro do Norte, uma série de atividades referentes ao Projeto Juazeiro Livre de Hanseníase. As ações, que incluem busca ativa de novos casos da doença, treinamentos de profissionais de saúde e estudos de casos, se darão através de parceria firmada entre a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan nacional e municipal), Ministério da Saúde e NHR Brasil.

Serão promovidas ações de treinamento e capacitação para os profissionais da Atenção Primária, incluindo aula sobre a história da hanseníase, noções básicas sobre a doença e direitos e deveres para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS); e aula de clínica e prevenção de incapacidades, para enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

Alguns bairros do Município foram selecionados para a realização dos estudos de casos. Os critérios adotados para a escolha foram aqueles que apresentaram maior número de casos novos de hanseníase em 2018 (Pio XII, Horto, Salesianos e Pirajá), e os que detectaram poucos casos (Frei Damião e Triângulo).

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) desses bairros serão selecionados pacientes que aceitem participar de estudos aprofundados. Desta forma, poderão contribuir para o fortalecimento das informações sobre a variedade de apresentação da doença, os efeitos do diagnóstico tardio, as vantagens da detecção precoce, entre outros.

O encerramento das atividades se dará com um mutirão de busca ativa no bairro João Cabral.

Brasil Livre de Hanseníase
As ações do Juazeiro Livre de Hanseníase são inspiradas no Projeto Brasil Livre de Hanseníase, uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Apesar do Ceará não estar incluído nos Estados elencados pelo Projeto nacional, foi possível, através de articulação do Morhan Juazeiro do Norte e da Secretaria de Saúde, obter o suporte necessário para o desenvolvimento das atividades, com o envio de profissionais do Ministério da Saúde a Juazeiro, para supervisionar e apoiar as ações.

Programação
26/11 – Treinamento dos Agentes Comunitários de Saúde
27/11 – Treinamento dos Profissionais da Atenção Primária (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais)
28/11 – Estudos de casos nos bairros Frei Damião e Triângulo
29/11 – Estudos de casos nos bairros Salesianos e Horto
30/11 – Estudos de casos nos bairros Pirajá e Pio XII
01/12 – Mutirão no bairro João Cabral para busca ativa de novos casos

Post a Comment