FOTO: Samuel Macedo
A Secretaria de Cultura realizará mais uma edição do Ciclo de Reis. Nesta edição, o evento terá início no dia 21 de dezembro deste ano com a realização de um grande cortejo com a presença de todos os grupos da tradição popular de Juazeiro do Norte.

O Ciclo de Reis contará com atividades diárias, através da realização de terreiradas nas casas dos Mestres da tradição e se estenderá até o dia 06 de janeiro de 2019, Dia de Reis. A exemplo do ano passado, cada terreirada será organizada pelos próprios brincantes e receberá outros grupos como convidados para compartilhar a festa.

De acordo com a Coordenadora do Ciclo de Reis e do Núcleo Marcus Jussier de Educação, Arte e Cultura, Maria Gomide, ao todo, serão 45 grupos participantes, entre reisados, guerreiros, coco, mamulengo, bacamarteiros, maneiro-paus e lapinhas. “Esse é um projeto que chama a atenção de todos os brincantes para brincar e vem dando condições de reestruturação e formação dentro dos grupos, porque proporciona autonomia e gerência dos próprios mestres, possibilitando o aprendizado nesse campo da produção eventos”, ressalta Maria Gomide.

O evento surgiu em 2017 a partir de uma articulação junto aos grupos de tradição popular desenvolvido pelo Centro de Arte e Cultura Marcus Jussier. Ele é construído de forma a dar visibilidade a elementos que são muito fortes dentro das brincadeiras, em especial à musicalidade e a dramaturgia presentes nas brincadeiras.

Edital Público
Neste ano, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, lançou edital público para a seleção de Organização da Sociedade Civil que dará apoio a realização do projeto Ciclo de Reis. A Ong Zaíla Lavor atuará na produção e organização da edição do 2018 do projeto. Serão investidos mais de R$ 190 mil que beneficiarão diretamente uma cadeia de produtiva que envolve cerca de 3 mil profissionais da cultura de Juazeiro do Norte.

O Secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Renato Fernandes, considera que o Ciclo de Reis é uma oportunidade para fortalecer a tradição popular em Juazeiro do Norte em um momento de grande significado que é o Ciclo Natalino que deu origem a manifestações culturais. “É um momento importante para esse grande patrimônio cultural do Município e de todo Cariri, que oportuniza o envolvimento de crianças, adolescentes e adultos”, ressalta Renato Fernandes.

Post a Comment