FOTO: João Varjota
Antiga Vila de Santa Tereza, o município de Altaneira comemora neste 18 de dezembro seus 60 anos de emancipação política. Distante 68 km de Juazeiro do Norte, Altaneira foi nasceu da fixação de algumas famílias em torno do Lago, em meados de 1870. Em 1937, os pioneiros deram início a construção de uma capela em homenagem a Santa Protetora, Santa Teresa D´Ávila, padroeira do município.

Em 1958, após um longo processo, o distrito que já havia passado pelas mãos de Santana do Cariri, Assaré e Farias Brito agora se via independente politicamente. Sua primeira eleição ocorro após uma tragédia, com o assassinato do  Coronel Manoel Pinheiro de Almeida, candidato favorito ao pleito, dando vitória ao vereador, Francisco Fenelon.

O nome de Altaneira foi sugerido pelo Padre David Augusto Moreira e aceito imediatamente pelos defensores da criação do município.

A programação da festa do município conta com café da manhã, desfile cívico, inauguração de obras e da Brinquedoteca, chegada do Papai Noel na praça do Calçadão, entrega de prêmios e shows com bandas de forró Mala 100 Alça, Ciço Bodim, Carlinhos Baby Som e mais.      (Site Miséria)

Post a Comment