Movimentação em livrarias e papelarias do Cariri aumentou nos
últimos dias. FOTO: Luciano Lanes - Fotos Públicas
Apesar das férias escolares estarem apenas no início, muitos pais já estão pesquisando e comprando o material para 2019. O movimento em algumas livrarias e papelarias do Cariri aumentou nos últimos dias e o crescimento é motivado pelo desejo de economizar na compra de itens como cadernos, bolsas e livros, uma vez que, no início do ano, alguns produtos costumam sofrer reajuste. O Procon alerta os pais que é ilegal a escola pedir materiais de uso comum, como de higiene e limpeza, e exigir marcas específicas do material escolar. 

A esteticista Ana Paula Nogueira Silva já comprou o material escolar da filha e afirma que conseguiu economizar em torno de 30%. “Eu negociei com ela, antes de ir até a papelaria. Estabelecemos os itens que ela poderia escolher para o material escolar. Aproveitei a parcela do 13º salário e consegui um bom desconto. Em janeiro, alguns itens, principalmente os importados, costumam sofrer reajuste e, por isso, eu resolvi comprar o material agora em dezembro”, conta Ana Paula Nogueira. 

Mãe de dois estudantes, a dona de casa Fabrícia Gomes também antecipou a compra do material escolar e optou por comprar alguns livros usados para economizar. “Os meus filhos escolheram só os cadernos, canetas e estojo. Os livros eu adquiri a maioria em lojas de livros usados. Consegui trocar alguns pagando a diferença e comprei quatro livros novos. Economizei em torno de R$350. Se a gente não pesquisa e pede desconto, acaba pesando no orçamento e temos outras despesas”, diz Fabrícia Gomes. 

O Procon alerta os pais que ao receber a lista de materiais, os mesmos devem conferir se os itens mencionados correspondem ao nível de atividades que serão executadas pelo aluno. A escola também não pode determinar a loja onde os produtos serão comprados. O consumidor também deve exigir o cupom fiscal no momento da compra para que, em caso de defeito na mercadoria, possa efetuar a reclamação e a substituição do item.    (Jornal do Cariri)

Post a Comment