FOTO: FABIO LIMA
Presidente do MDB no Ceará, o ex-vice-prefeito de Fortaleza Gaudêncio Lucena afirmou que as negociações sobre a participação da legenda no segundo governo de Camilo Santana (PT) estão sendo feitas exclusivamente entre o petista e o senador Eunício Oliveira (MDB).

"Em função desse relacionamento entre Camilo e Eunício, o partido delegou a ele toda e qualquer conversa em relação à participação do MDB na AL e no governo", disse o dirigente. Além de um eventual posto no secretariado de Camilo, a sigla também mantém tratativas sobre assentos na mesa-diretora da Assembleia Legislativa do Ceará.

Foi mostrado ontem que Camilo chegou a convidar pessoalmente Eunício para uma das secretarias, possivelmente Cidades ou Planejamento. Mas o emedebista teria preferido continuar com foco na política nacional.

O presidente do Senado, porém, deve indicar um nome do MDB para uma pasta. Entre os cotados, está o sobrinho de Eunício, Danniel Oliveira (MDB).

De acordo com Gaudêncio, essas discussões não contam com a participação de outras lideranças do partido, apenas Eunício e Camilo. "Esse assunto é deles e está sendo tratado unicamente pelo senador e o governador, sem mais ninguém", acrescentou. O dirigente atribui o fato à relação que o emedebista e o petista estabeleceram no curso da campanha.

"É uma relação que começou dois anos atrás", avalia. "Primeiro como parceria administrativa e depois política. E agora continua."

Na reta final das articulações para definir o primeiro escalão da administração, o chefe do Executivo tem precisado exercer habilidade para acomodar representantes das 24 legendas que o apoiaram nas eleições.

Um dos fatores que têm criado dificuldades é a entrada do MDB na equação. Pelo menos dois partidos ambicionam comandar a Secretaria das Cidades: além do MDB, o PP do deputado federal eleito AJ Albuquerque, filho do presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque.

Na última quarta-feira, durante cerimônia de diplomação, AJ informou que o PP já havia apresentado pedido para continuar à frente da pasta.

Um dos parlamentares que vêm acompanhando o vaivém de nomes na formatação do novo secretariado garante que o MDB estará bem representado no governo de Camilo. "O partido terá participação, isso é certo", disse.

O anúncio da equipe do governador deve ser feito até a quarta-feira da semana que vem. Nesta sexta-feira, chega da Assembleia comunicação sobre a aprovação da reforma administrativa do Estado. Só a partir desse recebimento e de sua publicação no Diário Oficial, que deve ser feita na segunda-feira próxima, é que o governo poderia anunciar os nomes.

AL-CE
Nos bastidores, Camilo tem trabalhado o secretariado paralelamente à escolha de um nome de consenso para a presidência da AL-CE. Até agora, despontam os pedetistas Tin Gomes, Evandro Leitão e o próprio Zezinho, que disputa um quarto mandato.     (O Povo)

Post a Comment