Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, data escolhida em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, o Sesc Ceará dedica a programação cultural da Plataforma Tudo em Casa à valorização da produção literária, com narração de histórias e apresentações que envolvem o universo infantil. A iniciativa fomenta artistas e toda a cadeia produtiva que envolve a cultura no Ceará. 

De 15 a 19 de abril, os pais podem aproveitar as ações promovidas pelo Sesc para apresentar aos filhos novas formas de apreciar a arte, além de revisitar histórias de sua própria infância. Tem diversão para todas as idades por meio de shows, narrações de histórias, conversas com escritores, mestres da cultura, apresentações teatrais, bate-papo com autores e performances. 

Nesses tempos de crise, em que solidariedade e gentileza são fundamentais, o público pode conferir mensagens inspiradoras na quarta-feira, com a Narração de Histórias “A Lição do Rato” e “As panquecas de Mama Panya” da Escola de Narradores do Cariri, às 17h, no Instagram @reegrodriguess. Logo em seguida, às 18h, o Grupo Carambola apresenta o espetáculo “Palavras Mágicas”, retratando o poder da imaginação e uma viagem na magia da literatura pelo Instagram @projetocarambola. 

Para manter viva a arte circense, na quinta-feira, às 18h30, a Cia Lamparim de Circo e Teatro, que já tem oito anos de experiência com apresentações em diversos estados brasileiros, realiza uma Oficina de Palhaçaria em seu Instagram @cialamparim. Já na sexta-feira, às 16h, o espetáculo “Meu Querido Catavento”, do Coletivo Trippe, vai girar pela primeira vez nos ventos da internet. Após apresentar as coreografias dinâmicas que vão animar a criançada, o grupo vai realizar uma oficina lúdica de mediação cultural no Instagram @trippecoletivo. 

A tradição também ganha espaço na programação com o papo criativo “Nos quintais, a brincadeira” entre a Mestra Zulene e a escritora Letícia Graciano, na sexta-feira, às 16h30, por meio do Instagram @_leticiagraciano_. Um resgate das brincadeiras populares, presentes na infância de muitas gerações. 

No sábado, às 16h, acontece o bate-papo “O fazer literário destes dias” com Mailson Furtado, em seu perfil @mailsonfurtado.  Para os amantes de HQ, no domingo, às 18h, o bate-papo é com o escritor e roteirista, Zé Wellington, que vai falar sobre “Quadrinhos e Regionalismo entendendo o Ceará através das histórias”, em seu perfil @zewellington. 

Do forró à MPB, passando pelo chorinho e pelo som da viola, as apresentações musicais acontecem de quarta a domingo com artistas como Waneza Menezes, Marcos Pagu, Murmurando, Solos de Prata, Melquíades e Riccelly Guimarães. Para encerrar a agenda do final de semana, o multi-instrumentista Alan Kardec Filho traz o show “Entre Violas e Bandolins”, valorizando a música nordestina autoral e algumas releituras de nomes como Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Não perca, é domingo, às 19h30, no Instagram @alankardecfilho 

Sobre a Plataforma Tudo em Casa Lançada pelo Sistema Fecomércio Ceará, a Plataforma Tudo em Casa reúne conteúdo educativo e de entretenimento em um só lugar, facilitando a busca de atividades, informações e interação à distância. De casa, os músicos, atores, cantores, narradores de histórias, escritores, dentre outros, recebem cachê do Sesc e enriquecem a programação #tudoemcasafecomercio. As lives podem ser vistas, primeiramente, nas redes sociais dos próprios artistas. Em seguida, esses conteúdos são disponibilizados da Plataforma Tudo em Casa, como forma de mais pessoas terem acesso aos conteúdos a qualquer momento do dia.

Confira a programação completa do Sesc no Tudo em Casa dessa semana clicando aqui!

Post a Comment