Desrespeito ao isolamento social foi flagrado nesta quarta-feira na Barra do Ceará. FOTO: Camila Lima
A Barra do Ceará, um dos bairros mais populosos de Fortaleza, tem a maior taxa de mortalidade pela Covid-19. A área registrou seis óbitos e 21 casos da doença, conforme o boletim epidemiológico divulgado na noite desta quarta-feira (15) pela Secretaria Municipal da Saúde. Ao todo, 51 bairros da cidades já registram mortes de residentes. 

A taxa de mortalidade dos infectados pelo novo coronavírus na Barra do Ceará é de 28,5%. Na Regional VI, o Jangurussu foi destacado pelos indicadores do boletim, com taxa de mortalidade de 21,4%. A região registrou três mortes e 14 casos confirmados. 

Em número absoluto de óbitos, a Barra fica atrás apenas do Meireles, área nobre e primeira no rankin de quantidade de casos entre os bairros da capital cearense, com sete mortes. O Bairro Meireles em 179 casos confirmados de novo coronavírus, número maior do que em 10 estados brasileiros. Em terceiro lugar estão o Bairro de Fátima e o Vicente Pinzón, com cinco mortes cada. 

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a taxa de letalidade dessas regiões é considerada preocupante, pois demonstram que em bairro com menores registros de casos confirmados, existem o maior número de óbitos.

Até o momento, Fortaleza registrou mortes em 51 bairros. Conforme a contabilização da prefeitura, 116 bairros já manifestaram casos de infectados, que somam 1.574 pessoas. Não apareceram confirmações da Covid-19 em cinco bairros da capital cearense, sendo eles Ancuri, Conjunto Esperança, Moura Brasil, Sabiaguaba e São Bento. Os dados correspondem ao período entre os dias 2 de março e 15 de abril. Já conforme as informações da plataforma IntegraSUS, atualizada às 17h desta quarta, Fortaleza tem 1.946 casos confirmados. 

Em relação aos acometidos pelo novo coronavírus, os dados da SMS mostram que há uma sutil diferença no número de mulheres em relação aos homens. São 796 infectadas do sexo feminino, enquanto outros 778 são do sexo masculino. 

Em relação à faixa etária de maior infecção pelo vírus, estão as pessoas entre 20 e 59 anos, que somam 1.177, ou seja, 74,8% do total. Em seguida, aparecem os contaminados entre 60 e 69 anos, com 18,6%. 

Internações em UTIs 
Em 24 horas, aumentou de 38 para 73 o número de internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) relativas a casos confirmados de Covid-19 em Fortaleza. Os números, que se referem ao período entre 13 e 14 de abril, representam aumento de 92,1% no total de hospitalizações, de acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) de terça-feira (14). 

Também passaram de 31 para 61 as internações com uso de ventilação mecânica, medida de auxílio respiratório aplicada em casos mais graves. O crescimento foi de 96,8%.              (G1 CE)

Post a Comment