A distribuição dos testes teve início nesta quarta-feira (1º).
FOTO: Rubens Fraulini/Itaipu
O Ceará deve receber 18.057 testes rápidos para diagnóstico do coronavírus, dos 500 mil doados pela empresa Vale ao Ministério da Saúde. A distribuição dos testes teve início nesta quarta-feira (1º). Esse lote, segundo o Ministério da Saúde, é o primeiro de um total de 5 milhões de testes para o país. O Ceará também receberá 2.280 testes de biologia molecular (RT-PCR). Essa segunda testagem é utilizada atualmente no estado. 

O Ceará tem oito mortes por Covid-19 confirmadas pelo Ministério, até esta quarta-feira.

A carga, conforme o Ministério da Saúde, saiu nesta quarta-feira (1º) da Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (COADI) do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP) e, para os estados do Nordeste, contará com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). O mesmo avião transportará Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da saúde dos estados da região. 

Os testes rápidos, segundo o Ministério, devem atender, além dos profissionais da saúde os da segurança, como policiais, bombeiros e guardas civis com sintomas de síndrome gripal. O Ceará também aguarda a chegada de outros 50 mil testes rápidos, de um lote de 350 mil, adquiridos pelo próprio Governo do Estado. 

Os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste receberão a carga enviada pelo Governo Federal por meio de voos comerciais, cargueiros e também por rodovias. A expectativa do Governo Federal é de que todos os estados estejam abastecidos com essa primeira remessa dos testes rápidos até o fim da semana. 

Tipos de testes 
Além do tempo de espera pelo resultados do teste, a diferença entre os dois é que o RT-PCR detecta, a partir da amostra, a presença do vírus no organismo. Já os testes rápidos verificam a resposta do organismo ao vírus com, por exemplo, a presença de anticorpos contra o micro-organismo invasor.                (G1 CE)

Post a Comment