FOTO: Mauricio Vieira
Pelo menos 1.500 profissionais da saúde ligados à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) foram afastados por doenças respiratórias, de acordo com o titular da pasta, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto. O gestor não detalhou quantos colaboradores foram afastados especificamente pela Covid-19. 

O Ceará contabilizou 1.748 casos de Covid-19, até a a manhã desta segunda-feira, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado. Mais duas mortes foram confirmadas e o número de óbitos pela doença chegou a 85. 

"Não tem sido fácil. Esse é um fenômeno da Covid que também aconteceu em vários países", disse. 

Diante da baixas em médicos e enfermeiros, o Dr. Cabeto afirma que a Sesa tem buscado realizar uma melhor distribuição dos profissionais. "Geralmente, nós temos um médico para cada dez pacientes. Como temos mais enfermeiros disponíveis, a ideia é colocar um enfermeiro a cada dois leitos e um médico a cada 20, para que não haja prejuízo do tratamento", explica. 

O secretário também declarou que o estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) "vai até o fim de abril" e precisa ser reposto. 

"Estamos reforçando parte do que estamos importando da China, além das doações da Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará) e da remodelagem das indústrias locais para a produção de máscaras. Porque quando se fala no profissional de saúde, você tem que garantir que ele vai estar protegido e não vai se infectar", diz.                      (G1 CE)

Post a Comment