Estudantes do último período do curso de medicina da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ) obtiveram a colação de grau antecipada e agora conseguem trabalhar em meio à pandemia do novo Coronavírus. 

A notícia da antecipação da formatura em cerca de 55 dias, que em período normal aconteceria no meio do ano, foi uma decisão por meio de reunião da Faculdade com representação estudantil, como explica a recém-formada Maria Taianny, “as coisas foram andando, foi tudo por e-mail e em via de conversação”. 

Porém, conseguir a tão sonhada formatura não foi um caminho simples para os estudantes. Com o agravamento da pandemia e decreto de reclusão social, o internato, período de aprendizagem prática que ocorre nos dois últimos anos do curso, havia parado. Sem previsão de retorno, os estudantes do último período resolveram pedir, via judicial, a antecipação da conclusão do curso. 

O primeiro pedido foi indeferido ainda no fim de março. Mesmo com a decisão, os estudantes tentaram novamente, desta vez com o apoio do Sindicato dos Médicos do Ceará. Assim como o primeiro, o pedido foi negado no mesmo mês. 

Segundo relata Taianny, após a publicação da Medida Provisória Nº 934 , que diz que a “instituição de educação superior poderá abreviar a duração dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia”, desde que o se cumpra, no mínimo, 75% da carga horária do internato de medicina ou do estágio obrigatório dos outros cursos, os alunos tentaram uma alternativa com a Faculdade e um posicionamento acerca da Medida. 

Após a conversa, a Faculdade se posicionou no início de abril, com decisão favorável à colação de grau, que ocorreu nesta terça-feira (21). Com um cenário bem diferente de outras conclusões feitas em período normal, a “cerimônia” ocorreu via videochamada. “Foi uma formatura atípica, isso nunca tinha acontecido”, conta Taianny. “A assinatura de ata, do termo de compromisso e juramento foi tudo foi à distância”. Diz a então estudante, justificando que o período de pandemia mudou toda a forma que se realizaria o momento. 

“Nós queríamos comemorar com os familiares e amigos, mas sabemos que tudo vai passar”. O medo e a vontade de ajudar em meio ao aumento de casos da Covid-19 no país é um sentimento que a estudante divide com os colegas. “É um momento difícil, a gente sabe que tem muita gente precisando do nosso serviço, é o que nos instiga, apesar de existir um medo de se contaminar. Enquanto estivermos em contato [com pacientes infectados] não poderemos ver a família, porque mesmo assintomáticos podemos transmitir [o Coronavírus]”, diz a recém-formada, completando “a gente tem muito receio, mas poder ajudar diretamente as pessoas nesse momento me deixa muito instigada a lutar por isso”. 

Segundo previsão dos formados, a expectativa é de que na próxima segunda-feira (27), já estejam todos com o número do Conselho Regional de Medicina (CRM), e disponíveis para trabalhar. 

*A reportagem entrou em contato com a Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (FMJ) sobre a conclusão de estudantes dos demais cursos na área da saúde, e aguarda retorno.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment