Nesse período de isolamento social, ficar em casa tem sido também um momento para refletir e contemplar outros olhares e percepções da vida, de como ela está mudando e quais os legados para o futuro. Nessa perspectiva de contemplação da vida e seus saberes, o Sesc Juazeiro do Norte, através da plataforma Tudo em Casa Fecomércio, promove nesta sexta-feira (17), a partir das 19h, a abertura da exposição online de fotografias Ao Redor. O Cariri cearense ganha destaque na exposição que traz em seu projeto registros que retratam a cultura e a tradição da fé da região. 

A exposição versa numa tradução simultânea do que é verdadeiro e do imperceptível, do que é irreal ou evidente. São traços marcados pelos olhares dos fotógrafos cearenses Lino Fly e Nívia Uchôa, ao longo de suas trajetórias através de paisagens expostas em seus trabalhos, resultado do exercício cotidiano da observação e suas vivências com a linguagem fotográfica. O trabalho tem curadoria de Joseph Olegario. 

“Ao Redor é uma galeria virtual com fotografias de paisagens, pessoas, dentre as quais possamos conseguir levar sentimentos de paz, tranquilidade, alegria, amenizando o coração daqueles que se encontram em isolamento social. A ideia é também pensar no isolamento fora da caixa. O público irá adentrar o universo de galeria. Vai ter uma câmera subjetiva mostrando cada fotografia. Tem a ver com nossas observações de cotidiano, o Lino, por exemplo, mostra um trabalho muito rico em intensidade, cores, muitas texturas e vibrações, com um olhar bastante aguçado no sentido de perceber a transitoriedade do tempo”, destaca Nívia.

Para a fotógrafa, a exposição trará um impacto visual aos expectadores além de possibilitar um momento de reflexão do atual momento do mundo. “Fotografia é linguagem, o que faz ser possível ler uma imagem, e com isso trazer o grande questionamento de que você precisa ficar em casa. Acho que a exposição pode ajudar a trazer o olhar da importância de contemplar a vida”, observa a expositora. 

A galeria virtual tem formato em vídeo animação 3D e visualização em 360°, com o tempo de 20 minutos para apresentação das fotos, podendo estas serem comtempladas várias vezes pelo público. Na ocasião, Lino e Nívia vão interagir com o público através de uma leitura aprofundada de cada exemplar feito por eles. A abertura da exposição pode ser acompanhada através do Instragam dos artistas @niviauchoa, @joseph.s.olegario e @aoresorgaleria. 

A exposição faz parte do projeto Artes Visuais do Sesc Ceará, e é uma realização do Sesc Juazeiro do Norte. Os artistas estão inscritos no credenciamento 2020 da Mostra Sesc de Cultura. 

Plataforma Tudo em Casa 
Lançada pelo Sistema Fecomércio Ceará, a Plataforma Tudo em Casa reúne conteúdo educativo e de entretenimento em um só lugar, facilitando a busca de atividades, informações e interação à distância. De casa, os músicos, atores, cantores, narradores de histórias, escritores, dentre outros, recebem cachê do Sesc e enriquecem a programação #tudoemcasafecomercio. As lives podem ser vistas, primeiramente, nas redes sociais dos próprios artistas. Em seguida, esses conteúdos são disponibilizados da Plataforma Tudo em Casa, como forma de mais pessoas terem acesso aos conteúdos a qualquer momento do dia. 

SERVIÇO #tudoemcasafecomercio 
Abertura da Exposição on-line  "Ao Redor " 
Fotógrafos Lino Fly e Nívia Uchôa 
Curadoria de Joseph Olegário 
Dia 17 de abril 
Horário: 19h 
Acompanhe nas redes sociais dos artistas @niviauchoa, @joseph.s.olegario, @aoresorgaleria #artesvisuaissesc #sescjuazeiro

Post a Comment