![]() |
Taxa de ocupação dos leitos de UTI no Hospital Leonardo da Vinci chegou a 80,67% na segunda-feira (13). FOTO: Camila Lima |
De sexta-feira (10) a domingo (12), o número variou entre 66,63% e 71,64%. Diante de um recorte maior, entre 5 e 12 de julho, a média da taxa de ocupação foi de 71,02%.
Os dados mostram ainda que o Ceará contabilizou 6.975 óbitos em decorrência da Covid-19 e 137.234 diagnósticos positivos do novo coronavírus. A taxa de letalidade, ou seja, a proporção entre as taxas de casos e mortes confirmadas, está em 5,1%.
De acordo com o boletim epidemiológico da Sesa, o número de recuperados do vírus SARS-CoV-2 chegou a 111.238 e ainda há 70.309 casos e 593 óbitos em investigação. Desde o início da pandemia, já foram realizados 348.190 exames para detectar o vírus no Estado.
Os números divulgados pela Sesa são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detecção da presença do vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.
A capital cearense se mantém como o epicentro da doença no Estado, com 38.142 confirmações da Covid-19. Fortaleza contabiliza também 3.534 mortes, com taxa de letalidade em 9,3%. No geral, 28.614 pacientes diagnosticados obtiveram alta.
Interior
Em ascendência no interior do Estado, os indicadores da doença têm grande expressão em outros municípios cearenses, a exemplo de Sobral, na Região Norte, com 8.441 casos e 261 óbitos. Na Região Metropolitana de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú se destacam, com 4.412 e 4.402 diagnósticos, respectivamente.
Juazeiro do Norte, por sua vez, é o quinto município com maiores indicadores da doença e está em regime de 'lockdown' até o próximo domingo (19). A cidade já contabiliza 6.310 casos confirmados da Covid-19 e 160 óbitos pela infecção.
Outras quatro cidades que fazem parte da macrorregião de saúde do Cariri estão sob isolamento social mais rígido até o próximo dia 19, são elas: Barbalha, Brejo Santo, Crato e Iguatu.
Flexibilização
O Ceará iniciou no mês de junho a flexibilização do isolamento social com o Plano de Retomada das Atividades Econômicas do Estado. Fortaleza está na segunda semana da terceira fase. A partir de segunda (13), barracas de praia foram autorizadas a funcionar durante o horário de almoço.
Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Camilo Santana afirmou que a partir desta terça-feira (14) inicia as discussões sobre a nova fase do plano que deve ser anunciada por decreto ainda no fim desta semana para possibilitar que negócios ainda fechados façam o planejamento da reabertura.
"Temos tido muito critério e muita responsabilidade nas decisões aqui tomadas, sempre preocupados com a saúde e também com a economia. Lembrando sempre que não voltamos à normalidade, é importante as pessoas terem consciência disso", declarou. (Diário do Nordeste)
Postar um comentário