Um filhote de peixe-boi foi encontrado e resgatado após encalhar na praia de Canoa Quebrada, em Aracati. Nomeado carinhosamente de Katu, o animal foi encontrado por um grupo de crianças na orla no último dia 15. O filhote, de 1,29m e 37kg, agora está sob os cuidados da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos, no Sesc Iparana, em Caucaia. 

Com este, o Estado já soma quatro encalhes de peixes-boi neste ano, segundo o veterinário e coordenador do Programa de Mamíferos Marinhos (PMM) da ONG Aquasis. Contudo, o número está dentro da média registrada nos últimos 15 anos. 

“A gente tem uma média de que mais de 90% dos encalhes de peixe-boi no Ceará são de filhotes. Em comparação nacional, o Ceará lidera esse índice de encalhes”, afirma. 

Segundo o veterinário, a ONG foi acionada por uma instituição local após o encalhe de Katu. “A gente já tem um contato para atender ocorrências de lá. Repassamos as medidas de primeiros socorros enquanto a nossa equipe ia para o local fazer o resgate”, diz. 

“A gente fez uma avaliação de clínica e ele estava aparentemente bem. Coletamos o sangue para analisar melhor e pudemos perceber que o animal estava desidratado, pouco imunossuprimido, muito por causa da separação recente da mãe, e com um estresse muscular”, explica Vitor Luz. 

Apesar disso, na última terça-feira (20), o peixe-boi passou por outra avaliação que revelou uma melhora. “Alguns níveis avaliados anteriormente ficaram normais, ele já está mamando bem e está fora de risco”. 

Quem achar um animal encalhado nas praias do Ceará não deve tentar devolvê-lo ao mar. Logo após os primeiro socorros, o banhista deve entrar em contato com a Aquasis para fazer o resgate pelo telefone (85) 9 9800-0109.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment