FOTO: Nívia Uchôa

Por Redação Gazeta do Cariri

O governador do Ceará, Camilo Santana, inaugurou a sexta Policlínica regional na Região do Cariri e 20ª do Estado. A nova Unidade de Saúde 2 fica localizada no bairro Mirandão, em Crato, e vai atender oito municípios da Área Descentralizada de Saúde: Altaneira, Assaré, Crato, Farias Brito, Nova Olinda, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre, beneficiando um total de 262.271 moradores. 

Com a nova unidade de Saúde na Região do Cariri, aumenta para 20 o número de policlínicas regionais no Estado, seja na Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior. Já existem policlínicas regionais funcionando em Baturité, Tauá, Camocim, Acaraú, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Russas, Crateús, Quixadá, Caucaia, Sobral, Campos Sales, Pacajus, Barbalha, Tianguá, Icó, Iguatu e Limoeiro do Norte. A Capital possui mais quatro unidades. 


Em todas essas unidades de saúde os moradores são consultados por médicos especialistas em cardiologia, traumato-ortopedia, urologia, mastologia, ginecologia, clínica geral, cirurgia geral, oftalmologia, otorrinolaringologia e gastroenterologia. As policlínicas tipo 2, no Crato, contarão também com especialistas em mais três áreas: neurologia, endocrinologia e angiologia. 

Entre os exames ofertados, além de mamografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, audiometria, teste ergométrico, ultrassonografias e exames oftalmológicos, a população terá ainda acesso à tomografia computadorizada. Com o tomógrafo, é reduzido o tempo de espera dos pacientes pelo exame, que contribui para a definição e para a qualidade do diagnóstico do tratamento das doenças. 

Na policlínica regional no Crato, foram investidos em obras e equipamentos R$ 13.438.229,79, recursos exclusivamente do Governo do Ceará. Camilo Santana também informou que, a nova unidade da Policlínica que fica na Rua Vicente Alencar Oliveira, s/n, no bairro do Mirandão, em breve receberá também uma equipe do Programa Mais Infância Ceará, para acompanhar as crianças, como já é praticado em outros municípios.

Com obras iniciadas ainda na gestão do ex-governador Cid Gomes, o equipamento era pra ter sido entregue em 2014, mas sofreu atraso.

O homenageado 
Aderson Tavares Bezerra (1923-2012) introduziu os filhos de José Bezerra de Menezes no ramo de beneficiamento do algodão no Cariri. Estabelecido como comerciante na cidade de Crato, desde 1945, ao lado de seus irmãos Antônio e Leandro Tavares Bezerra. Em 1955, com a compra da filial da Sanbra – Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro S.A, no Crato, a unidade industrial abrigaria a conhecida Usina Irmãos Bezerra de Menezes. 

Nascia alí o embrião das empresas ligadas ao beneficiamento de algodão do Grupo Bezerra de Menezes que depois agregou outros empreendimentos, diversificando sua linha de atuação e gerando emprego e renda para o município de Juazeiro do Norte e do Cariri.

1 Comentários

Postar um comentário