Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais poderão atuar, inclusive em clínicas, no período de vigência do novo decreto. Foto: Wandenberg Belém

Novo decreto de lockdown no Ceará publicado neste sábado (27) liberou o funcionamento de clínicas de fisioterapia e terapia ocupacional. O isolamento social rígido no Estado foi prorrogado até o dia 4 de abril, domingo de Páscoa.

Antes, os serviços em clínicas desse tipo estavam liberados de maneira emergencial. Agora, segundo o Governo do Estado, a intenção é abrir estes espaços para auxiliar na recuperação de pacientes que tiveram Covid.

O Decreto nº 34.005 confirma a medida do governo e dispõe das mesmas determinações já previstas anteriormente. Só podem funcionar atividades e serviços essenciais e a circulação em vias públicas fica restrita, inclusive com barreiras sanitárias nas entradas e saídas das cidades. 

A segunda prorrogação do lockdown no Ceará, que iniciou no dia 13 de março, foi anunciada por Camilo Santana nessa sexta-feira (26). Foi sinalizada, inclusive, a possibilidade de retomada gradual do setor econômico a partir do dia 5 de abril, caso os índices da Covid-19 se mantenham estáveis. 

O governo inclusive, começou a planejar o novo plano de retomada das atividades neste sábado (27).

Com a renovação do isolamento rígido, Fortaleza completará quase um mês em lockdown. A Capital teve a determinação imposta no dia 5 de março, em razão do agravamento de casos e mortes pelo novo coronavírus.

NOVIDADES NO DECRETO 
Além da liberação dos serviços de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, o decreto permite o funcionamento de drive-thru para comercialização de produtos de chocolate, "exclusivamente no período de vigência deste Decreto". 

Está permitido também que equipes participantes do Campeonato Brasileiro de Basquetebol, como o Fortaleza Basquete Cearense, façam treinamentos de atletas com duração diária de uma hora. Treinos podem ocorrer seis dias por semana e com observação das "cautelas e medidas sanitárias necessárias para evitar a proliferação da Covid-19".

MUDANÇAS ANTERIORES
Na atualização do decreto publicado no dia 20 de março, que prorrogou o isolamento social rígido nos 184 municípios do Ceará pela primeira vez, o governo estadual permitiu o funcionamento de clínicas de psicologia e as que fazem tratamento de dependência química, inclusive alcoolismo.

No mesmo documento também foi proibido o uso de espaços comuns e equipamentos de lazer em condomínios de praia.

No decreto do dia 12 de março, o governo liberou funcionamento de cartórios para registro de óbitos, cremação e reconhecimentos de firma para cremação.

Outra novidade também foi a autorização para que músicos e humoristas pudessem fazer shows dentro de farmácias e supermercados utilizando o sistema de som dos estabelecimentos. 

Além disso, o governador Camilo Santana suspendeu as partidas do Campeonato Cearense. Copa do Brasil e do Nordeste, entretanto, continuam em curso.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment