FOTO: Antônio Rodrigues

O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, está com todos os seus leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes de Covid-19 ocupados. O HRC é referência para tratamento dos casos mais graves, de acordo com o que foi estabelecido pelo Governo do Estado do Ceará junto aos municípios.

A unidade recebeu nesta semana 10 novos leitos, que foram todos ocupados no mesmo dia em que foram inaugurados. Ainda segundo a unidade, a mesma situação acontece nos leitos de enfermaria, onde dos 24 disponíveis todos estão com pacientes.

A Unidade de Suporte ao Covid-19 que se encontra na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lagoa Seca atingiu nesta semana 50% de sua capacidade. A Unidade de Suporte garante assistência ambulatorial, bem como o internamento e tratamento dos possíveis casos suspeitos e confirmados de Covid-19 de baixa e média complexidade.

Segundo a Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte, a unidade nunca havia atingido a marca de 50%. Hoje, o espaço conta com 24 leitos todos ocupados.

Para tentar conter ainda mais o avanço da doença, as atividades coletivas nos postos de saúde foram suspensas e os serviços odontológicos só serão feitos em casos de urgência e emergência.

"Neste momento mais do que nunca, nós precisamos de uma atenção primária bem atuante. Porque a procura pelos hospitais tem sido muito alta. E é neste momento que a atenção primária pode fazer um papel fundamental na diminuição desta demanda para os hospitais", afirmou a diretora da Atenção Primária, Ana Paula Oliveira.

Fonte: G1 CE

Post a Comment