Por Redação Gazeta do Cariri
O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou na manhã deste sábado (22), que as regras do decreto de reabertura econômica no Ceará seguem sem mudanças, porém, vão ser recomendadas medidas mais restritivas para a macrorregião de saúde do Cariri, que também abrange o Centro-Sul, sendo composta por 45 municípios.
Conforme o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, o Cariri encontra-se com tendência de aumento no número de casos de Covid-19, sendo a região do Estado que mais preocupa no momento. Hoje, 67 pessoas estão na fila de espera por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, a taxa de transmissão também é alta, já que a cada 100 exames feitos, 58 tem resultado positivo para a doença.
Pelo menos, 5 cidades caririenses (Jardim, Farias Brito, Barbalha, Mauriti e Milagres), decretaram medidas mais rigorosas nos últimos dias, para tentar conter a doença.
O anúncio foi feito após reunião com o comitê científico, formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e representantes de Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a Prefeitura de Fortaleza.
Regras em vigor atualmente para os municípios das Regiões do Cariri, Sertão Central e do Litoral Leste/Jaguaribe:
Comércio de ruas e serviços, como restaurantes e barracas de praia, funcionam das 10h às 16h. Aos fins de semana, o funcionamento será das 10h às 15h;
Shoppings, incluindo praça de alimentação, funcionam das 12h às 18h. Aos fins de semana, abrem das 12 às 17h;
Academias funcionam de segunda a sexta-feira, de 6h às 18h, e no sábado e domingo, até as 15h ou, quando situadas em shopping, até as 17h;
Instituições religiosas poderão promover celebrações presenciais até as 17h nos fins de semana;
Construção civil pode iniciar as atividades a partir das 7h;
Atendimento presencial liberado para café da manhã a partir de 6h em padarias, supermercados e congêneres, valendo também no fim de semana.
VÍDEO:
Postar um comentário