Juazeiro do Norte, que nesta segunda-feira (9 de agosto) conseguiu chegar a faixa etária de imunização para a população acima de 30 anos, ainda enfrenta dificuldades para cumprir a meta de imunização do município. Conforme dados do Vacinômetro e também informações repassadas pela Secretaria de Saúde da cidade, esta ainda encontra dificuldades devido ausência de cadastros na plataforma Saúde Digital, bem como pessoas que não comparecem ao local de aplicação das doses após o agendamento.

Até o momento, conforme a pasta da Saúde juazeirense, foram disponibilizadas 6.741 doses para imunização nos equipamentos disponibilizados no último sábado (7), onde ocorreu vacinação para o público geral acima de 34 anos. Dessas, apenas 4.980 foram aplicadas, sendo que 1.300 desta faixa etária não efetuaram cadastro na plataforma para serem imunizados nesta data.

Das vagas que haviam sido disponibilizadas para os grupos que poderiam ser contemplados nesse dia, 1.761 não foram preenchidas. Além dos que não se cadastraram, segundo a pasta, houve convocados que não compareceram as unidades de vacinação. No entanto, o órgão não informou o quantitativo.

Em nota, a secretaria de Saúde de Juazeiro fez um alerta informando que “a vacinação é de extrema importância no combate à Covid-19 e que o não comparecimento dificulta o processo”. Também reforçou que “no ato do agendamento, é necessário verificar todos os locais disponibilizados para vacinação, para que todas as vagas sejam preenchidas”.

O órgão frisou ainda que as doses que deveriam ser utilizadas no último sábado (7) não foram desperdiçadas, afirmando que elas serão reaproveitadas na fase de vacinação que começou nesta semana, contemplando pessoas com 30 anos de idade. Além disso, a cidade deve receber um novo lote nos próximos dias, com 10.045 doses.

Vacina para faltosos

Segundo pasta da Saúde, as pessoas que foram agendadas e não compareceram ao dia da vacinação devem cancelar o cadastro no Saúde Digital e fazer um novo, para que sejam chamadas outra vez. As únicas exceções são em caso do indivíduo ter faltado por contrair Covid-19 ou por ter tomado no período outro tipo de vacina. Se você se enquadrar em um desses casos, pode comparecer a unidade de vacinação e tomar a dose, desde que comprove que esteve em uma dessas situações.

Fonte: O Povo

Post a Comment