03/08/2021

Por Redação Gazeta do Cariri

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Barbalha iniciou o projeto de revitalização do geossítio Riacho do Meio. O comitê gestor da unidade de conservação foi reativado para que, junto aos moradores do entorno e pesquisadores do Geopark Araripe, seja elaborado novo termo de cooperação para regularização das normas de utilização do local.

Entre as frentes do projeto, estão o trabalho de preservação e educação ambiental, assim como o incentivo ao turismo ecológico em parceria com as comunidades locais.

O comitê é formado pelo Governo de Barbalha, Geopark Araripe e a Associação dos Moradores e Pequenos Agricultores do Riacho do Meio.

A ideia, de acordo com o Comitê, é criar um regimento interno que norteie o gerenciamento e a função da unidade, para que as visitações ao local sejam realizadas de forma consciente e sem danos à natureza.

Alguns reparos já foram feitos, como o conserto das cercas de proteção, reforço na sinalização das trilhas e a contratação de vigilância 24h, uma demanda antiga da população. Uma nova visita técnica foi realizada no local para mais avaliações e novos passos do projeto.

Post a Comment