Por Redação Gazeta do Cariri

Uma guarnição de Bombeiros Militares da 1ª Companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/5ºBBM), com sede em Juazeiro do Norte, atuou no incêndio de um apartamento no 25º andar de um edifício residencial, localizado na rua Romão Batista, no bairro Lagoa Seca. O incidente ocorreu na tarde da última quinta-feira (2 de dezembro), por volta das 15h09.

De acordo com o tenente Ailton, “o incêndio atingiu um ambiente do apartamento, no entanto, ao chegarmos no local não havia fogo, pois foi debelado por funcionários do prédio e de uma construtora por meio dos equipamentos do sistema preventivo da edificação, cabendo a guarnição a realização do rescaldo, não houve vítima”, relatou o comandante do socorro.

A guarnição que atuou na ocorrência foi composta pelo tenente Ailton, subtenente Noronha, subtenente Sena e o soldado Victor.


Os danos
O incêndio ficou confinado basicamente em um único quarto do apartamento. As chamas atingiram um aparelho de ar condicionado, um guarda roupas, parcialmente uma cama de solteiro, um criado mudo, um suporte de TV, uma porta do quarto, uma porta de um banheiro, como também, praticamente todo o revestimento interno do cômodo e alguns pequenos objetos como livros, mochila e um urso de pelúcia.

O combate e o rescaldo
Foram usados extintores de incêndio e água da canalização preventiva da edificação. Enquanto que os bombeiros realizaram o rescaldo, que é o conjunto de ações necessárias para completar a extinção dos focos do incêndio, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança.

Posteriormente, o apartamento foi entregue ao seu proprietário que foi orientado quantos aos cuidados posteriores.

A prevenção que salva
De acordo com o tenente-coronel Leoni Granjeiro, “destacamos a importância dos preventivos de segurança contra incêndio estarem funcionando e pessoas capacitadas para usá-los. Funcionários do condomínio e de uma construtora subiram com extintores e utilizaram também as mangueiras e a água da canalização do prédio”, ressaltou o comandante do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) de Juazeiro do Norte.

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) é o setor responsável do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) pelo serviço de análise de projetos e de vistoria preventiva contra incêndio nas edificações, em todo o Estado do Ceará.

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI)
O CEPI é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes e/ou depois de sua liberação ao uso. Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser chamada de Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto 32.978.

Post a Comment